O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496

Autores

  • Carla Chagas Ramalho Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • José Jairo Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Gênero, Políticas Públicas Educacionais, Sociedade

Publicado

2020-09-06

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Artigos

Resumo

As políticas públicas educacionais surgem com o propósito de naturalizar fenômenos sociais com consentido pelo Estado. Logo, são políticas que buscam não uma revolução social, mas que buscam amenizar crises que são produzidas, muitas vezes pelo próprio sistema político e ideológico que nos baseia. Assim, este artigo objetivou analisar o que o silêncio sobre a temática gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a nos dizer. Para alcançarmos este objetivo, utilizamos como metodologia a análise documental, nos embasamos naia BNCC. Alcançamos como resultados a confirmação da ausência da temática sobre a estrutura de gênero na sociedade na BNCC, mas confirmamos que este silêncio não significa um negligenciamento sobre o assunto, e sim uma confirmação e apoio para a naturalização das estruturas atuais sobre as desigualdades de gênero. Confirmando como essas desigualdades baseiam e fortificam a nossa sociedade capitalista, que tem como propósito a exploração de uma classe ou grupo de pessoas sobre outras. Concluímos que esta visão das questões de gênero deve ser enaltecida e ampliada, com o intuito de um olhar panorâmico sem segmentações sobre gênero e as demais estruturas sociais.

Biografia do Autor

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada em Educação Física (UERJ) Especialista em Gênero e Sexualidade (UERJ) Mestre em Educação (UFRJ) Professora efetiva do Departamento de Educação Física e Desporto - UNIMONTES

José Jairo Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Educação Física (UERJ) Graduado em Ciências Sociais (UFRJ) Mestre em Ciências do Esporte (UERJ) Doutor em Sociologia (IUPERJ) Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ.

Como Citar

Ramalho, C. C., & Vieira, J. J. (2020). O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 483–496. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496

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