RELEVÂNCIA E LIMITAÇÕES DO ENSINO DO MANDARIM EM PORTUGAL: UMA BREVE ANÁLISE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p378-392

Autores

  • Yuxiong Zhang Universidade de Aveiro Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian
  • António Moreira Universidade de Aveiro

Publicado

2020-08-19

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Artigos

Resumo

O presente estudo tem como principal escopo evidenciar a importância e as limitações existentes no ensino do Mandarim em Portugal com base num estudo específico referente aos estudantes do segundo ano do curso de Línguas e Relações Empresariais da Universidade de Aveiro. À visto disso, um questionário elementar foi aplicado com os objetivos principais de conceber o motivo de aprendizagem dos estudantes, investigar a possibilidade do uso da língua-alvo na sua rotina quotidiana e compreender a sua consciência do uso de múltiplas estratégias. Os resultados indicaram que o domínio do Mandarim é importante para a empregabilidade em Portugal no contexto de hoje. Contudo, a sua aprendizagem ainda se mantém na memorização da gramática e caracteres e muitos estudantes não estão conscientes da importância do uso da língua-alvo no contexto social, relevando, portanto, a necessidade de prestar atenção à criação das competências orais no ensino e inovação dos materiais didáticos.

Biografia do Autor

Yuxiong Zhang, Universidade de Aveiro Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian

Doutorando em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal. Mestre em Línguas, Literaturas e Culturas pela mesma universidade. Professor Assistente do Departamento de Estudos Espanhois e Portugueses da Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian, China.

António Moreira, Universidade de Aveiro

Doutorado em Didática de Línguas Estrangeiras pela Universidade de Aveiro, Professor Associado do Departamento de Educação e Psicologia da mesma universidade.

Como Citar

Zhang, Y., & Moreira, A. (2020). RELEVÂNCIA E LIMITAÇÕES DO ENSINO DO MANDARIM EM PORTUGAL: UMA BREVE ANÁLISE. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 378–392. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p378-392

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