GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES

Palavras-chave: Trabalho Pedagógico. Gestão Escolar. Conflitos.

Resumo

Parte-se do suposto que trabalho pedagógico e gestão escolar estão permeados por diversos elementos, destacando-se os conflitos e as relações interpessoais. Assim, realizou-se revisão de literatura com o intuito de analisar o movimento que há entre esses elementos e em que medida essas relações impactam no trabalho pedagógico e na gestão escolar. Obras de autores que analisam essas temáticas foram lidas, elaboradas tabelas com sentidos acerca das duas temáticas, comparadas, categorizadas. A análise dos dados produzidos permitiu concluir que o movimento que acontece entre as relações interpessoais, trabalho pedagógico e gestão escolar é dialético, por isso, ele necessita estar embasado na perspectiva democrática, pois influencia demais aspectos dos cotidianos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Eloísa Berlote Brenner, Universidade Federal de Santa Maria
Mestre em Educação pelo PPGE/UFSM, graduada em Pedagogia
LILIANA Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Educação Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria

Referências

ALVES, Nilda. Cultura e Cotidiano Escolar. 25ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu/MG: 2002.

BORDENAVE, Juan E. Diáz. O que é participação. 4a.ed, São Paulo: Brasiliense, 1986.

CURY, C. R. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

DANIELS, H. (Org.). Uma introdução a Vygotsky. 2ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

DIETER, C. S., MOSQUERA, J. J. M. Afetividade: A manifestação de sentimentos na educação. Educação, janeiro – abril, ano/vol. XXIX, número 058. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Brasil, 2006, PP. 123 – 133.

DRABACH, N. P., MOUSQUER, M. E. L. Dos primeiros escritos sobre Administração Escolar no Brasil aos escritos sobre Gestão Escolar: mudanças e continuidades. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.258-285, Jul/Dez 2009. Disponível em <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss2articles/drabach-mousquer.pdf> Acesso em 24 abr 2016.

FERREIRA, L. S. Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, pp.176-189, Jul/Dez 2008. Disponível em < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/ferreira.pdf> Acesso em 20 abr 2016.

FERREIRA, L. S. “Ser” ou “não ser” professora/professor? Eis uma questão em busca de respostas. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 59, p. 175-192, jan/mar. 2016. Disponível em <http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40948/27722> Aceso em 21 jul 2016.

FERREIRA, L. S. Trabalho dos professores e conflitos na escola: uma abordagem pedagógica. Cad. Pes., São Luís, v. 21, n. 1, jan./abr. 2014. Disponível em <http://www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/files/artigo-09%282%29.pdf> Acesso em 24 abr 2016.

FRESCHI, E. M. , M. Relações Interpessoais: A construção do espaço artesanal no ambiente escolar. REI – Revista de Educação do IDEAU. Vol. 8 – Nº 18 - Julho - Dezembro 2013 Semestral ISSN: 1809-6220. Disponível em <http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/20_1.pdf> Acesso em 23 abr 2016.

GRACINDO, R. V.; KENSKI, V. M. Gestão de Sistemas Educacionais: a produção de pesquisas no Brasil. WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (orgs.). O Estado da Arte em Política e Gestão da Educação no Brasil – 1991 a 1997. Brasília: ANPAE, Campinas: Autores Associados, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5ªed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004

LUCE, Maria Beatriz Moreira; MEDEIROS, Isabel Letícia P. Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2005.

LÜCK, Heloísa. Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. Petrópolis, RJ:Editora Vozes, 2006.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política: livro I – 33ª Ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira 2014.

MINICUCCI, A. Relações humanas: psicologia das relações interpessoais. São Paulo: Atlas, 2013.

KAVAYA, M. ; GHIGGI, G. . Poder e autoridade: Interferência ética e dialógica na formação humana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. Rio de Janeiro: Editora Ática, 2005.

RIBAS, J. F. M. FERREIRA, L. S. Trabalho de professores na escola como práxis pedagógica. Movimento: Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 125-143, jan/mar de 2014. Disponível em <http://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/40235/28351> Acesso em 24 abr 2016.

SANDER, B. Políticas Públicas e Gestão da Educação no Brasil: Momentos de uma história em construção. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, ANPAE, v. 17, n 2, jul./dez. 2001. Disponível em <http://www.bennosander.com/publicacao_detalhe.php?cod_texto=7> Acesso em 22 jul 2016.

SAVIANI, D. DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SOUZA, G. N. Gestão Democrática Escolar: Reflexões e desafios. Revista Dialógica, vol. 1, n. 7, 2011. Disponível em <http://cefort.ufam.edu.br/dialogica/files/no7/Vol0704Gestao_Democratica_Escolar_reflexoes_e_desafios.pdf> Acesso em 20 abr 2016.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

WOOD, E. Capitalismo e democracia. En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas Boron, A. A.; Amadeo, J.; Gonzalez, S.; 2007 Disponível em <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/formacion-virtual/20100715073000/boron.pdf> Acesso em 11 set 2016.

Publicado
2020-04-02
Como Citar
Brenner, C. E. B., & Ferreira, L. S. (2020). GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 11-26. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p11-26
Seção
Artigos