A IMAGEM DIGITAL NO CIBERESPAÇO: SENTIDOS E APROPRIAÇÕES EM ITINERÁRIOS DE APRENDIZAGEM

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p322-334

Autores

  • Josiane Da Cruz Lima Ribeiro UNEB - Bahia
  • Rodrigo dos Reis Nunes Uneb - Bahia

Palavras-chave:

Imagem Digital, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Ciberespaço, Educação.

Publicado

2020-06-04

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este trabalho busca apresentar algumas reflexões acerca da importância da imagem digital no ciberespaço e os caminhos interpretativos que ela fornece, trazendo consigo sentidos e apropriações peculiares e diversificados que a torna exponencial não somente em situações específicas, mas em todos os lugares que compõem os espaços contemporâneos de atuação, inclusive no contexto escolar. As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) se configuram como o grande condutor para a disseminação de imagens pelas redes, tornando o processo de transmissão cada vez mais rápido, volátil e mutante. Dessa maneira, a escola se vê pressionada a repensar a sua real função, visto que as TDIC precisam se tornar um fundamento prático na realidade escolar. Para evidenciar o uso da imagem digital nos trabalhos desenvolvidos na escola, trazemos um recorte de um trabalho interventivo por meio de um relato de experiência que descreve a itinerância de alguns professores de língua inglesa da cidade de Serrolândia, BA (Brasil) acerca do uso da imagem digital em suas mais variadas formas de composição, tais como fotografia, vídeo, stop motion, dentre outros, a fim de percebermos como este recurso pode se tornar um grande aliado nos processos de aprendizagem, o que resultou em novas percepções pedagógicas e novos caminhos de significação que a imagem digital pode fornecer. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, bem como apresentamos os passos colaborativos e temáticas seguidas pelos professores-cursistas para chegarem aos objetivos traçados pelo grupo. Pudemos perceber as significativas ramificações interpretativas que podem surgir a partir do uso crítico da imagem no contexto educacional e, para além disso, compreendera importância desse recurso na prática pedagógica, vinculado aos dispositivos eletrônicos digitais existentes hoje que o tornam ainda mais presente e mutável em nosso dia-a-dia.

Biografia do Autor

Josiane Da Cruz Lima Ribeiro, UNEB - Bahia

Mestra em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Ciências Humanas - Campus IV/Jacobina-BA (2016), possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1998). Pós-graduada em Estudos Literários (UNEB), Pós-graduada em Técnicas e Planejamento de Ensino, Pós-graduada em Gestão Escolar (UFBA), Pós-Graduanda em Novas Tecnologias e Contemporaneidade. Membro do Grupo de Pesquisa Culti-VI (UNEB-Campus IV) e do DIFEBA (UNEB-Campus IV). Atualmente é professora da Escola Municipal São Sebastião e professora do Colégio Estadual João Queiroz.

Rodrigo dos Reis Nunes, Uneb - Bahia

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Ciências Humanas - Campus IV/Jacobina-BA (2016). Possui graduação em Licenciatura em Letras Língua Inglesa pela Universidade do Estado da Bahia (2005). Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo IBPEX (2006). Pós-Graduado em Tecnologias em Educação pela PUC-RIO/SEED-MEC (2010). Atualmente é professor de língua inglesa no Colégio Estadual de Serrolândia e professor auxiliar pela UNEB - Campus IV/Jacobina-BA (Brasil), com experiência nas áreas de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). É coordenador do Núcleo de Cultura, Educação e Linguagens (NUCEL) e membro do Grupo de Pesquisa Cultura Visual, Educação e Linguagens (CULT-VI), vinculados à UNEB/Campus IV.

Como Citar

Ribeiro, J. D. C. L., & Nunes, R. dos R. (2020). A IMAGEM DIGITAL NO CIBERESPAÇO: SENTIDOS E APROPRIAÇÕES EM ITINERÁRIOS DE APRENDIZAGEM. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 322–334. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p322-334

Referências

AGUIAR, Kátia Fonseca. Fotografia digital: hibridações e fronteiras. FAFICH: UFMG, 2006. Disponível em: http://docplayer.com.br/23663432-Fotografia-digital-hibridacoes-e-fronteiras.html. Acessado em 06 março de 2017.

CARVALO, Juliana. Trabalho com quadrinhos em sala de aula. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0116.html. Acessado em 06 de abril de 2016.

CATALÀ DOMENÈCH, Josep M. La imagen interfaz: representación audiovisual y conocimiento en la era de la complejidad. Bilbao: Universidad del País Vasco, 2010.

DILLENBOURG, P. What do you mean by collaborative learning?. In: P. Dillenbourg (Ed) Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches. (pp.1-19). Oxford: Elsevier, 1999.

GOMES, Antenor Rita & SILVA, Núbia Oliveira da. Imagem e Conhecimento: sentidos moventes, emergências e aprendizagem. REU: Sorocaba, SP, v. 39, n. 2, p. 451-461, dez. 2013.

_________________________________________. O Imagético, a Multimodalidade e os Hipertextos: Novas Interfaces da Comunicação no Facebook. Hipertextus Revista Digital. v.12, Julho. 2014.

HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo - socialista no final do século XX. [A. do livro] Tomaz Tadeu (org.) SILVA. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte : Autêntica, 2013, p. 126.

LEMOS, André. Cibercultura – tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6 ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.

LÈVY, Pierre. A inteligência coletiva – por uma antropologia do ciberespaço. 9 ed. São Paulo: Loyola, 2014.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. Tradução de Paulo Neves. São Paulo. Ed. 34. 1996.

MARTINS, M. L. O poder das imagens e as imagens do poder. In: A Tirania da Imagem, Cadernos do ISTA, nº 15, (pp.127-134). Lisboa: Instituto São Tomás de Aquino, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

________________. NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

________________. O que é semiótica. Editora Brasiliense, 2006.

SARDELICH. Maria Emília. Leitura de Imagens, Cultura Visual e Prática Educativa. Cadernos de Pesquisa, v.36, n. 128, p.451 – 472, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a09.pdf

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. – São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

QUÉAU, Phillipe. O tempo virtual. In: Imagem Máquina. Parente. André (org.) Rio de Janeiro: Editora 34, 2003, p. 91-99.