O “CORPO” COMO TEMA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DA USP (2004-2012)

Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva, Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova, Monara Santos Silva, José Theodoro Filho

Resumo


Este artigo objetivou realizar um levantamento da produção do conhecimento da temática “corpo” na Revista Brasileira de Educação Física e Esportes da USP, no período de 2004-2012. O texto é fragmento de uma pesquisa mais ampla realizada em parceria com três Universidades Federais do Brasil (Sergipe – UFS, Espírito Santo – UFES e Santa Catarina – UFSC), que pretendeu mapear e avaliar a produção do conhecimento veiculado nas/pelas principais revistas da área: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE); Revista Brasileira de Educação Física e Esporte da USP (RBEFE); Revista Motrivivência (UFSC); Revista Motriz (UNESP), Revista Ciência e Movimento, Revista Pensar a Prática (UFG); Revista Motus Corporis, Revista Movimento (UFRGS) e Revista da Educação Física da UEM. O estudo é do tipo bibliométrico com abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo. Os termos de busca foram: “corpo”, “corporeidade”, “corporal” e “corporalidade”, todos aplicados segundo os filtros “título” e “resumo”. Como resultados foram encontrados noventa trabalhos a partir dos quais foram construídas escalas de medidas para enquadrar o quantitativo das produções científicas. Os trabalhos analisados foram agrupados em cinco categorias: “fundamentos e propostas pedagógicas”, “Educação Física e epistemologia”, “corpo, sexualidade e gênero”, “corpo e estética”, e “motivação e exercício”.

Palavras-chave


Bibliometria; Corpo; Periódico; Educação Física; Revista Brasileira de Educação Física e Esporte da USP.

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DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p79–96


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