OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p129-144

Autores

  • Milena Aragão Faculdade Estácio de Sergipe

Palavras-chave:

Castigo Físico, Rede Social x Meme, Processos culturais

Publicado

2020-04-02

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Artigos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender os discursos sobre os castigos físicos manifestos nos memes da fanpage do Facebook, “Bode Gaiato”, a fim de analisar a legitimação e a disseminação da violência contra a criança mascarada pelo humor. Para tanto, foram discutidos o uso dos castigos como caminho educativo; o conceito de meme e sua projeção nas redes sociais; e analisados os discursos presentes nos memes e nos comentários destes. Como caminho metodológico, foram escolhidos dois dos memes sobre castigos mais curtidos do site, compreendendo o período de 2013 a 2017, os quais foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Como discussão, foram problematizadas quatro categorias: os castigos, o humor, o erro e a família. Na conclusão, debateu-se sobre a valorização da violência na educação da criança, bem como os memes de humor na naturalização de discursos que legitimam a violência como caminho para educar, seja em casa ou na escola

Biografia do Autor

Milena Aragão, Faculdade Estácio de Sergipe

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina , MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul/RS, Mestrado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/RS e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. É docente do departamento de Psicologia da Faculdade Estácio de Sergipe

Como Citar

Aragão, M. (2020). OS MEMES DE HUMOR E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO CAMINHO EDUCATIVO. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 129–144. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p129-144

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