FORMAÇÃO DOCENTE EM REDE: O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O BRINCAR LIVRE ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E NOVAS RECONFIGURAÇÕES FORMATIVAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p113-128

Autores

  • Maria Cristina d'Avila Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
  • Antonete Xavier Universidade do Estado da Bahia UNEB
  • Marilete Calegari Cardoso Universidade do Sudoeste da Bahia UESB

Palavras-chave:

Cibercultura, formação de professores, brincar livre, ensino fundamental

Publicado

2020-04-02

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Artigos

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar para compreender o brincar livre como fonte de experiências para crianças e o uso da conexão em rede para a formação de professores do ensino fundamental e monitores, envolvidos no projeto “Baú Brincante”, por meio de registro e narrativas, utilizando seus celulares smartphones. O “Baú Brincante” – é um caixa com materiais não estruturados para o brincar livre das crianças, um projeto realizado pelo Gepel/UFBA/UNEB/UESB em parceria com o Prof. Drº Gilles Brougère do grupo Experice da Universidade Paris XIII, Sorbonne, em Paris. Para este artigo, buscamos dialogar sobre a potencialidade do Baú Brincante para o fomento do brincar livre na escola e os potenciais da cibercultura, no processo de pesquisa e formação em rede para os atores implicados. Nesta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, os dados foram coletados por meio da observação, diários e registros com os fotografias, vídeos, áudios, e o uso de comunicadores instantâneos dos smartphones. As primeiras análises apontam a necessidade de constituição de ambientes formativos que estimulem o uso da conexão em rede, e dos dispositivos móveis, para as reflexões e compartilhamentos sobre o brincar livre, bem como para a troca das impressões sobre as observações, instigando os professores a descobrir os potenciais formativos e de colaboração destes dispositivos para a pesquisa e sua própria formação.

Biografia do Autor

Maria Cristina d'Avila Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Faculdade de Educação. Departamento de Educação. Área: Didática

Antonete Xavier, Universidade do Estado da Bahia UNEB

Departamento de educação. Campus 1

Marilete Calegari Cardoso, Universidade do Sudoeste da Bahia UESB

Departamento de educação

Como Citar

Teixeira, M. C. d’Avila, Xavier, A., & Cardoso, M. C. (2020). FORMAÇÃO DOCENTE EM REDE: O OLHAR DE PROFESSORES SOBRE O BRINCAR LIVRE ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS E NOVAS RECONFIGURAÇÕES FORMATIVAS. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 113–128. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p113-128

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