O PÓS-POSITIVISMO, O ATIVISMO JUDICIAL E A HUMANIZAÇÃO DO DIREITO

Autores

  • Marlton Fontes Mota Tiradentes University
  • Lilian Jordeline F. de Melo Tiradentes University

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v3n3p85-94

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Positivismo – humanista – ativismo judicial

Resumo

O sistema jurídico moderno alcança hoje a chamada fase do pós-positivismo, que na aplicação da norma jurídica ao caso concreto busca trazer a concepção humanista do Direito, totalizando soluções para a pacificação social. Através da pesquisa bibliográfica, os questionamentos lançados no presente trabalho visam destacar o fato de que a sociedade vivencia um momento de grandes intervenções do direito sobre as liberdades individuais, e mesmo estando diante da afirmação de que o conflito faz parte da condição humana por ser considerado um elemento de transformação e mudança, a sua apreciação pelo judiciário poderá ter respostas com consequências positivas, de acordo com a efetividade alcançada na aplicação da norma específica. O processo de humanização do Direito demonstra que a extrapolação dos limites impostos pelo positivismo se faz necessária para o alcance da função social da norma jurídica e efetivamente do próprio Poder Judiciário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlton Fontes Mota, Tiradentes University

Especialista em Direito Processual Civil (BA), Mestrando em Educação (SE)

Professor da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Tiradentes - Sergipe, Departamento de Direito

Lilian Jordeline F. de Melo, Tiradentes University

Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit-SE), Especialista em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-RJ)

Downloads

Publicado

2015-05-26

Como Citar

Mota, M. F., & F. de Melo, L. J. (2015). O PÓS-POSITIVISMO, O ATIVISMO JUDICIAL E A HUMANIZAÇÃO DO DIREITO. Interfaces Científicas - Direito, 3(3), 85–94. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2015v3n3p85-94

Edição

Seção

Artigos