EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DA VIDA: UMA ANÁLISE DOS REPERTÓRIOS DISCURSIVOS DE UMA LIDERANÇA AGROECOLÓGICA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Autores

  • Geovane Gesteira Sales Torres Universidade Federal do Cariri - UFCA http://orcid.org/0000-0003-0255-1570
  • Paulo Júnior Alves Pereira Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Jenifer Santos Bezerra Universidade Regional do Cariri - URCA.
  • Maria Laís dos Santos Leite Universidade Federal do Cariri - UFCA., Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. http://orcid.org/0000-0001-5777-3205
  • Eduardo Vivian da Cunha Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2020v8n2p413-426

Palavras-chave:

Agricultura Familiar. Desenvolvimento sustentável. Identidades campesinas. Sementes crioulas. Sujeitos rurais.

Resumo

A temática “desenvolvimento sustentável” ganha, paulatinamente, espaço nas agendas públicas, epistemológicas e empresariais. Uma série de atores estão envolvidos na disputa deste conceito, desde grupos de interesse capitalistas a organizações do terceiro setor e do poder público. Dentre as iniciativas deste campo no território do Cariri cearense, destaca-se a “Casa de Sementes Senhor dos Exércitos” que congrega um conjunto de práticas ambientais, econômicas, políticas e culturais. O estudo dialoga com o construcionismo social, utilizando como estratégias a pesquisa narrativa e a abordagem de caráter qualitativo. Apresenta como objetivo compreender os repertórios discursivos sobre desenvolvimento sustentável de um dos fundadores da Casa de Sementes e os rebatimentos de tais questões na experiência da organização. Conclui-se, após a análise dos dados, que o agricultor, relevante liderança no campo agroecológico e da economia solidária na Região do Cariri, nomeia a sustentabilidade enquanto a prática de relações harmônicas entre os seres vivos no meio, incorporando, ainda, questões como educação e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane Gesteira Sales Torres, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduando em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Bolsista do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS) vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Cariri. Integrante do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas do Cariri - LEPP Cariri. Estagiário no setor administrativo da Prefeitura Municipal de Crato -CE. Mobilizador do Projeto Banana-Terra, rede nordeste (Escritórios brasileiros da Anistia Internacional e Greenpeace) e membro da rede latino-americana "Colectiva".

Paulo Júnior Alves Pereira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduando no curso de Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Possuo experiência nas áreas de educação e ações afirmativas. Atuei enquanto voluntário (2016) e, posteriormente, como bolsista (2017) no programa Edifique Ações (PROEX/ UFCA/2016-2017), além de ter assumido o vínculo de bolsista junto ao Programa Institucional para Educação e Ações Afirmativas no ano de 2018 (PROEX/UFCA). Desenvolveu atividades junto a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri. Atualmente está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Cariri.

Jenifer Santos Bezerra, Universidade Regional do Cariri - URCA.

Graduanda do curso de Letras/Língua Portuguesa, da Universidade Regional do Cariri - URCA. Estudante-pesquisadora do Grupo de Estudos em Discurso, Cultura e Identidades (DISCULTI/CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística.

Maria Laís dos Santos Leite, Universidade Federal do Cariri - UFCA., Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Doutoranda em Psicologia (2018-em andamento) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável (2014-2016) pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Graduada em Psicologia com ênfase em Psicologia e Processos de Gestão pelo Centro Universitário Leão Sampaio - UniLeão (2008-2012) com bolsa pelo ProUni - Programa Universidade para Todos. Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Cariri - UFCA, onde exerceu de fevereiro de 2016 a junho de 2017 a função de Coordenadora de integração e articulação com a comunidade da Pró-Reitoria de Extensão. Ocupa, desde 2019, a função de Coordenadora adjunta do Grupo Impulsor da Rede Latino-americana de Psicologia Rural. Propôs e coordena, desde 2017, o Laboratório de Estudos em Políticas Públicas do Cariri - LEPP Cariri. Propôs e coordenou de 2015 a 2018 o Programa de Extensão Paidéia Cidade Educadora e de 2017 a 2018 o Projeto de extensão Fomento ao desenvolvimento rural sustentável. Desde novembro de 2016 trabalha como Consultora-gerente e Coordenadora de Formação Acadêmica da Consultoria Acadêmica SOS Pesquisador(a). Tem atuado principalmente na pesquisa e extensão universitária na área de Psicologia Social e Comunitária e suas articulações com políticas públicas, gênero, agricultura familiar, economia solidária e contextos rurais.

Eduardo Vivian da Cunha, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Possui doutorado (2012) e mestrado (2008) em Administração pela Universidade Federal da Bahia e graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professor pela Universidade Federal do Cariri atuando nos cursos de Administração Pública, Administração e nas especializações em Inovação Social em Economia Solidária e em Permacultura e como coordenador do programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários. Atualmente realiza Pós-Doutorado junto ao PPGA da UFRN. Atua principalmente com os seguintes temas: gestão social, economia solidária, incubação, permacultura e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Torres, G. G. S., Pereira, P. J. A., Bezerra, J. S., Leite, M. L. dos S., & Cunha, E. V. da. (2020). EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DA VIDA: UMA ANÁLISE DOS REPERTÓRIOS DISCURSIVOS DE UMA LIDERANÇA AGROECOLÓGICA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. Interfaces Científicas - Direito, 8(2), 413–426. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2020v8n2p413-426

Edição

Seção

Artigos