A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NAS REFLEXÕES INICIAIS SOBRE MASCULINIDADE NO PENSAMENTO DE R. CONNELL

Autores

  • Julio César Hoenisch Psicólogo, mestre em Psicologia – PUC/RS. Doutorando em Saúde Coletiva – ISC/UFBA
  • Ilzver de Matos Oliveira Doutor em Direito (PUC-Rio). Professor do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes - UNIT. Líder do Grupo de Pesquisa Direito Constitucional: sociedade, política e economia – UNIT/CNPq e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de proteção aos direitos humanos – UNIT/CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2016v4n3p69-78

Resumo

O presente artigo empreende uma reflex„o sobre a presenÁa de conceitos da psican·lise freudiana na construÁ„o da obra Masculinities, de R. Connel. Apresenta uma discuss„o sobre a import‚ncia da psicanalise para o empreendimento do conceito de masculinidades e gÍnero para o fundador dos estudos masculinistas, evidenciando que a desnaturalizaÁ„o da condiÁ„o feminina sugerida pela perspectiva freudiana, ainda que possa ser considerada falocÍntrica contribui fortemente para o descolamento do conceito de gÍnero de uma suposta condiÁ„o natural. Conclui que os princÌpios freudianos s„o importantes no primeiro livro de Connell, sendo paulatinamente deixados de lado no decorrer do desenvolvimento do pensamento do autor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Hoenisch, J. C., & Oliveira, I. de M. (2016). A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NAS REFLEXÕES INICIAIS SOBRE MASCULINIDADE NO PENSAMENTO DE R. CONNELL. Interfaces Científicas - Direito, 4(3), 69–78. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2016v4n3p69-78

Edição

Seção

Artigos