DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO E A CIDADE ILEGAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: A QUESTÃO DA MORADIA

Autores

  • Leticia Galan Garducci Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2013v2n1p9-21

Palavras-chave:

Cidade ilegal, Desenvolvimento socioeconômico, Moradia informal, São Paulo, Urbanização.

Resumo

Este artigo busca compreender a questão da moradia ilegal e irregular na região metropolitana de São Paulo e de que maneira a concessão ou regularização da propriedade contribui para solucionar o problema da má qualidade na habitação da população de baixa renda desta região. Para tanto, parte da análise do desenvolvimento socioeconômico no país para traçar o processo de urbanização da Metrópole de São Paulo e verificar como se desenvolveu o cenário de ocupação ilegal e propriedade irregular nesta região. Após, examina a discussão acerca da regularização da propriedade como solução para a questão da moradia precária, com o escopo de compreender se a concessão ou regularização do título de propriedade contribui para solucionar a precariedade na habitação, tão recorrente no espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Galan Garducci, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, bolsista CAPES pelo Projeto "CNJ Acadêmico" e pesquisadora do grupo de pesquisas CNPQ Estado e Economia.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Garducci, L. G. (2013). DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO E A CIDADE ILEGAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: A QUESTÃO DA MORADIA. Interfaces Científicas - Direito, 2(1), 9–21. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2013v2n1p9-21