O TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR/EDUCACIONAL JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I FRENTE AOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIAS
Palavras-chave:
Neurociências, Psicologia Escolar/Educacional, Problemas de AprendizagemResumo
A Neurociências é uma ciência interdisciplinar que estuda o sistema nervoso e que dialoga com várias áreas, dentre elas a Psicologia e a Educação. A investigação sobre os diferentes processos de ensino e aprendizagem propicia, assim, a interlocução entre Neurociências, Educação e Psicologia. Alunos do Ensino Fundamental I com problemas de aprendizagem, por exemplo, como: falta de motivação por parte do discente e/ou docente; dificuldades de leitura e escrita e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); têm se beneficiado dessa interlocução. O presente artigo consiste numa revisão bibliográfica que objetiva apresentar as contribuições da Neurociências para a Educação através do trabalho do psicólogo escolar/educacional frente aos problemas de aprendizagem. Assim, o psicólogo escolar/educacional nessas séries iniciais que atua fundamentado na Neurociências irá mostrar como é fundamental que os educadores conheçam como cérebro organiza os conhecimentos e as estruturas cerebrais que sustentam essas informações, para que os mesmos possam compreender as dificuldades de aprendizagem comuns no âmbito escolar, e, dentro de uma perspectiva inclusiva, buscar recursos que auxiliem no aprendizado dessas crianças.Downloads
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