CONFORTO TÉRMICO EM SALAS DE AULA CLIMATIZADAS PARA O CLIMA QUENTE E ÚMIDO
Palavras-chave:
Conforto térmico. Salas de aula. Ar condicionadoResumo
O estudo do conforto térmico está baseado em pesquisas realizadas em câmaras climatizadas e ambientes reais relacionado ao balanço térmico entre o homem e o ambiente. A partir de uma avaliação realizada em ambientes de salas de aula climatizadas em Maceió/AL, esse estudo propõe analisar as preferências e sensações térmicas para o clima quente e úmido nestes ambientes, devido ao aparente desconforto para o frio observado. A metodologia adotada inclui monitoramento de variáveis ambientais internas (temperatura do ar, velocidade do ar, temperatura de globo e umidade relativa do ar), aplicação de questionários quanto a sensação e preferência térmica dos usuários, concomitantemente a coleta de dados. O modelo de estudo proposto por Fanger (PMV entre +/- 0,50), foi utilizado como índice de análise para o conforto devido ser indicado para ambientes condicionados e por ser parâmetro no estudo de conforto da parte 2 da ABNT NBR 16401:2008 e sua proposta de revisão elaborada com base no texto proposto pela Norma americana ANSI/ASHRAE STANDARD – 55, que pretende ser integrada à Norma Brasileira de Conforto Térmico. A conclusão do estudo feito mostra que o percentual de usuários satisfeitos com o ambiente ao qual estavam submetidos, foi de aproximadamente 50% para todo o período. Os estudos de Fanger, sugerem ambientes confortáveis quando 80% de ocupantes estejam em conforto. Os dados indicam também, em todo o período, leve desconforto para o frio, comprovando a hipótese levantada.Referências
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