INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA: ANTEPROJETO DE UMA CRECHE-ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO REGULAR EM MACEIÓ/AL
Palavras-chave:
Arquitetura Escolar, Autismo, Educação, InclusãoResumo
A arquitetura escolar brasileira produzida nos dias atuais ainda costuma seguir os padrões estabelecidos nas instituições de ensino construídas no período colonial, sofrendo poucas modificações até então, principalmente relacionadas a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Este estudo teve como objetivo desenvolver o anteprojeto de uma creche-escola pública de ensino regular, na cidade de Maceió, Alagoas, que fosse capaz de receber tanto alunos neuro típicos quanto autistas. Os dados necessários foram levantados por meio de pesquisas documentais. As referências projetuais foram embasadas em estudos de casos de três instituições. Como resultado pode-se concluir que os ambientes escolares podem ser melhorados para serem mais receptivos às crianças autistas através de mudanças relacionadas a escolha de materiais, das cores e do controle da iluminação natural e artificial. Independente do formato que se queira empregar é essencial pensar nas sensações que se deseja causar.Referências
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