REVIVENDO ESPAÇOS: PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO NO JARAGUÁ
Palavras-chave:
Patrimônio Histórico, Revitalização, Restauro.Resumo
O bairro do Jaraguá é um dos mais antigos da cidade de Maceió, sendo palco de grande desenvolvimento para a cidade e consequentemente importante para o progresso de edificações, uma vez que a arquitetura local hoje é considerada histórica. Este artigo tem por objetivo a requalificação de uma edificação de tipologia neoclássica, transformando-a em uma galeria de arte aliada a um café, de forma que sua identidade seja preservada. Como metodologia, foi necessária visita in loco, pesquisa no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além de embasamento teórico no âmbito da patologia da construção. Através desse projeto foi sugerido um novo uso para o espaço, trazendo dinâmica para o entorno. Com isso, este projeto mostra-se importante, pois as revitalizações de espaços deteriorados podem acabar trazendo novas formas de utilização dentro da cidade.Referências
PIMENTEL, Jair. Jaraguá: História. Disponível em: <http://www.bairrosdemaceio.net/bairros/jaragua>. Acesso em: 31 out. 2018.
LEMOS, CARLOS A.C. O que é patrimônio histórico. Ed 2
PINHEIRO, M. L. B. Origens da noção de preservação cultural no Brasil. Risco (São Carlos), v. 3, p.1, 2006.
JARAGUÁ - Abandonado, bairro pode ser novamente revitalizado. Disponível em: <http://www.bairrosdemaceio.net/noticias/jaragua-abandonado-bairro-pode-ser-novamente-revitalizado>. Acesso em: 20 out. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Caderno de Graduação. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.