ESPAÇO PÚBLICO E QUALIDADE DE VIDA: PROPOSTA DO CENTRO EDUCACIONAL CIRANDA E CORREDOR CULTURAL NO BAIRRO DA LEVADA, MACEIÓ/AL

Autores

  • Beatriz Rodrigues Simões Gomes Centro Universitário Tiradentes
  • Cecília Lôbo Centro Universitário Tiradentes
  • Letícia Ávila Centro Universitário Tiradentes
  • José Alberto Madeiro Centro Universitário Tiradentes
  • Maria Beatriz Maranhão Centro Universitário Tiradentes
  • Catarina Agudo Menezes Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Planejamento urbano, corredor cultural, urbanidade, espaços públicos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma proposta acadêmica, de um projeto de cunho arquitetônico e urbanístico para a qualificação de um extenso terreno localizado no bairro da Levada, na cidade de Maceió - AL. O estudo foi baseado em levantamentos bibliográficos, iconográficos e audiovisuais sobre o tema abordado, estudos de caso de situações semelhantes, em diversos locais do país, além de levantamentos e sistematização de informações obtidas por meio das pesquisas de campo. Mediante a constatação da importância do espaço público qualificado para a consolidação da identidade local e da cidadania, o projeto teve como principal finalidade a implementação de novos usos no local, a partir da identificação de sua situação de invisibilidade mediante o poder público, bem como da carência da população do entorno por espaços educacionais e de lazer e convívio de qualidade. Evidencia, dessa forma, a importância de um olhar mais amplo, por parte do estudante de arquitetura e urbanismo, quanto aos aspectos sociais indissociáveis dos projetos arquitetônicos e urbanísticos.

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Publicado

2019-06-12

Como Citar

Gomes, B. R. S., Lôbo, C., Ávila, L., Madeiro, J. A., Maranhão, M. B., & Menezes, C. A. (2019). ESPAÇO PÚBLICO E QUALIDADE DE VIDA: PROPOSTA DO CENTRO EDUCACIONAL CIRANDA E CORREDOR CULTURAL NO BAIRRO DA LEVADA, MACEIÓ/AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 161. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/6930

Edição

Seção

Artigos