AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DE MEDICINA

Autores

  • Letícia Dayane de Lima Centro Universitário Tiradentes- UNIT
  • Laianne Vales Silva Centro Universitário Tiradentes- UNIT
  • Viviane Ramalho de Souza Centro Universitário Tiradentes- UNIT

Palavras-chave:

Nível de estresse. Acadêmicos de medicina. Estratégias de enfrentamento.

Resumo

Introdução: a formação em medicina em seu desenvolvimento pode configurar-se como um período de vulnerabilidade ao estresse, devido às implicações de mudanças na postura pessoal e profissional mediante as novas atividades a serem desempenhadas. Objetivo: o presente artigo tem como objetivo identificar o nível de estresse e as estratégias de enfrentamento dos acadêmicos de medicina. Trata-se de uma pesquisa de campo com coleta de dados e abordagem quantitativa. Método: a amostra da pesquisa foi não probabilística por conveniência, com 35 alunos do 6º período do curso de medicina de uma Universidade particular na cidade de Maceió/AL do semestre 2018.1. Os mesmos foram submetidos à aplicação do Inventário de Causas e Estratégias para Lidar com o Estresse – Breve ICES. Resultados: foram verificados os resultados das escalas de estresse e equilíbrio das estratégias de enfrentamento utilizadas pelos estudantes, obedecendo à escala proposta pelo inventário. No qual apontou que 23% possuem indíce regular e 71% enquadram-se em preocupante, sendo decorrência da falta de equilíbrio entre o nível estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas. Conclusão: portanto, sugere-se o planejamento de ações voltadas à saúde e bem-estar desse público-alvo.

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Publicado

2019-06-12

Como Citar

de Lima, L. D., Silva, L. V., & de Souza, V. R. (2019). AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DE MEDICINA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 79. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/6728

Edição

Seção

Artigos