AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DE MEDICINA
Palavras-chave:
Nível de estresse. Acadêmicos de medicina. Estratégias de enfrentamento.Resumo
Introdução: a formação em medicina em seu desenvolvimento pode configurar-se como um período de vulnerabilidade ao estresse, devido às implicações de mudanças na postura pessoal e profissional mediante as novas atividades a serem desempenhadas. Objetivo: o presente artigo tem como objetivo identificar o nível de estresse e as estratégias de enfrentamento dos acadêmicos de medicina. Trata-se de uma pesquisa de campo com coleta de dados e abordagem quantitativa. Método: a amostra da pesquisa foi não probabilística por conveniência, com 35 alunos do 6º período do curso de medicina de uma Universidade particular na cidade de Maceió/AL do semestre 2018.1. Os mesmos foram submetidos à aplicação do Inventário de Causas e Estratégias para Lidar com o Estresse – Breve ICES. Resultados: foram verificados os resultados das escalas de estresse e equilíbrio das estratégias de enfrentamento utilizadas pelos estudantes, obedecendo à escala proposta pelo inventário. No qual apontou que 23% possuem indíce regular e 71% enquadram-se em preocupante, sendo decorrência da falta de equilíbrio entre o nível estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas. Conclusão: portanto, sugere-se o planejamento de ações voltadas à saúde e bem-estar desse público-alvo.Referências
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