O PLANTÃO PSICOLÓGICO PRATICADO NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Lirani Firmo Da Costa Souza UNIT-Al
  • Mayara Cristina Da Silva Lima UNIT-AL
  • Sandra Patrícia Lamenha Peixoto UNIT-AL
  • Marcelo Góes Tavares UNIT-AL

Palavras-chave:

Plantão. Psicologia. Psicologia Educacional. Abordagem Centrada na Pessoa.

Resumo

O Plantão Psicológico consiste num serviço de acolhimento que visa responder a uma demanda de ajuda psicológica, podendo também ser realizado na escola. Quando fundamentado na Abordagem Centrada na Pessoa de Rogers, terá três pressupostos básicos: a disponibilidade incondicional; a escuta esclarecedora e facilitadora e as possibilidades de desdobramentos que o encontro poderá tomar. Diante disso, o presente artigo objetiva discutir como o Plantão Psicológico pode ser praticado dentro da escola na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa, utilizando a metodologia de revisão narrativa em bases de dados. Este serviço poderá ser utilizado para auxiliar a escola a lidar com as mais variadas problemáticas, como: a falta de motivação dos alunos; os problemas emocionais; a violência, o bullying, a autolesão e o suicídio, as questões de gênero, preconceito e práticas discriminatórias. Portanto, o Plantão Psicológico constitui-se numa das formas de atuação que o psicólogo escolar e educacional pode desenvolver dentro da escola, ofertando um espaço de acolhimento e de escuta, proporcionando espaços dialógicos onde os sujeitos compartilham suas angústias e sofrimentos e promovam o autoconhecimento e a inclusão.

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Publicado

2019-06-12

Como Citar

Souza, L. F. D. C., Lima, M. C. D. S., Peixoto, S. P. L., & Tavares, M. G. (2019). O PLANTÃO PSICOLÓGICO PRATICADO NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA: UMA REVISÃO NARRATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 65. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/6618

Edição

Seção

Artigos