CASA COBRE: UM NOVO OLHAR SOBRE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
Palavras-chave:
Arquitetura, cobre, projeto, social, valorizaçãoResumo
Este artigo busca questionar o modo como as Habitações de Interesse Social se apresentam atualmente, revelando a maneira incoerente de relação entre os princípios básicos humanos e a estrutura física das moradias, e apresentar uma nova perspectiva residencial para a construção civil destinada as famílias de baixa renda, através de um estudo projetual acerca de uma proposta de um conjunto de duas residências. Através do projeto Casa Cobre, é difundida a ideia da harmonização entre fatores essenciais à moradia, comumente negligenciados, bem como a utilização de materiais que promovem a sustentabilidade, conforto, economia, durabilidade, atributos estéticos e a acessibilidade, resultando na valorização de seus residentes, e a integração de todos os membros da sociedade nos programas de Habitação de Interesse Social. Aliado ao conceito de união, trabalhado na proposta, um efeito de mudança é provocado nas relações interpessoais e arquitetônicas do ambiente, constituindo um projeto que preze pelo aproveitamento da espacialidade, ergonomia e as condições fundamentais a uma boa vivência, sem que seus moradores percam sua privacidade e zelo pelo espaço comum.Referências
ARAÚJO, S. R. de. As funções dos telhados verdes no meio urbano, na gestão e no planejamento de recursos hídricos. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, ago. 2007. Disponível em: <https://ecotelhado.com/wp-content/uploads/2015/03/Funcoes-dos-Telhados-Verdes-no-Meio-Urbano.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE CHAPAS PARA DRYWALL. Manual de projeto de Sistemas Drywall: paredes, forros e revestimentos. – São Paulo: Pini, 2006.
NASCIMENTO, W. C. do; FREITAS. M. do C. D; SCHMID, A. Coberturas verdes: A renovação de uma ideia. Universidade Federal do Paraná, Paraná, out. 2008. Disponível em: <http://www.researchgate.net/profile/Maria_Freitas13/publication/23 5771612_COBERTURAS_VERDES_ - A_RENOVAO_DE_UMA_IDIA/links/02bfe51 369012c53d5000000.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2018.
NEVILLE, A. M. Propriedades do Concreto. 2. ed. São Paulo: Pini, 1997.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Constituição (1988). Brasília: Planalto do Governo. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituicao.htm>. Data de acesso: 26 fev. 2018.
ROLNIK, Raquel, CYMBALISTA, Renato. Instrumentos urbanísticos contra a exclusão social. Publicações Pólis. São Paulo, PÓLIS, n.29, 1997.
SILVA, Ana Amélia (Org.). Moradia e Cidadania: um debate em movimento. São Paulo: Pólis, 1994.
SIMÕES, João Roberto Leme. Informações Gerais Sobre o Cobre. In:_______. Tecnologia do Cobre na Arquitetura - Cobertura de Edifícios. São Paulo: Editora PINI, 1998. p. 5-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Caderno de Graduação. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.