RAÇA, RACISMO E A CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA NEGRA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE CONCEITOS E VIVÊNCIAS
Palavras-chave:
Racismo. Criança. Contexto escolar.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo dialogar entre os conceitos de raça, racismo e a constituição da criança negra no contexto escolar, salientando os desafios enfrentados durante o processo de construção de identidade dentro do contexto racista e de privilégios dados a uma determinada parcela da sociedade. O corpo negro ainda é estigmatizado e hostilizado, desde os livros didáticos até a inserção do indivíduo na sociedade e, especificamente aqui relatado como vivência , em sala de aula. Para a realização do ensaio, foi feita uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Google Acadêmico e SCIELO, tendo referências variando de 1987 a 2017. A realização do presente trabalho teve como motivação inquietações pessoais frente ao tema ligadas a vivências dentro dessa ideologia opressora e extremamente hostil, que estigmatiza, segrega e, ainda hoje, mata.Referências
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