RAÇA, RACISMO E A CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA NEGRA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE CONCEITOS E VIVÊNCIAS

Autores

  • Jesana Batista Pereira Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - UNIT/AL
  • Wanessa Dias dos Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Palavras-chave:

Racismo. Criança. Contexto escolar.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo dialogar entre os conceitos de raça, racismo e a constituição da criança negra no contexto escolar, salientando os desafios enfrentados durante o processo de construção de identidade dentro do contexto racista e de privilégios dados a uma determinada parcela da sociedade. O corpo negro ainda é estigmatizado e hostilizado, desde os livros didáticos até a inserção do indivíduo na sociedade e, especificamente aqui relatado como vivência , em sala de aula. Para a realização do ensaio, foi feita uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Google Acadêmico e SCIELO, tendo referências variando de 1987 a 2017. A realização do presente trabalho teve como motivação inquietações pessoais frente ao tema ligadas a vivências dentro dessa ideologia opressora e extremamente hostil, que estigmatiza, segrega e, ainda hoje, mata.

Biografia do Autor

Jesana Batista Pereira, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - UNIT/AL

Doutora em Antropologia pela UFPE.

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - UNIT/AL

Wanessa Dias dos Santos, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Graduanda em Psicologia do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Referências

GUIMARÃES, A. S. Cor e Raça. In: Raça: novas perspectivas antropológicas. SANSORE, Livio, PINHO, Osmundo Araújo (Orgs). 2. ed. Rev. Salvador: Associação Brasileira de Antropologia, EDUFBA, 2008.

GUIMARÃES, A. S. Racismo e anti-racismo no Brasil. 34 ed. São Paulo: Fundação de apoio à Universidade de São Paulo, 1999.

CAMPOS, M. L. A.; GOMES, H. E. Taxonomia e classificação: a categorização como princípio. VIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Bahia, 2007. Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT2--101 .pdf. Acessado em: 10 de novembro de 2017.

CURY, C. R. J. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Cadernos de Pesquisa FCC. São Paulo, vol. 35, n. 124, 2005. Pp. 11 – 32. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/419/422. Acessado em: 10 de novembro de 2017.

DIAS, L. R. Quantos passos já foram dados? A questão de raça nas leis educacionais, da LDB de 1961 a Lei 10.639, 2003. In: ROMÃO, J. (Org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília, DF: MEC; Secad, 2005. p.49-62.

GONÇALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. Movimento negro e educação. Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro, vol. 1, n. 15, 2000. Pp. 134 – 158. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n15/n15a09.pdf. Acessado em: 10 de novembro de 2017.

MAGGIE, Y. Racismo e anti-racismo: preconceito, discriminação e os jovens estudantes nas escolas cariocas. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 96, 2006. Pp. 739 – 751. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a06v2796.pdf. Acessado em: 10 de novembro de 2017.

PINTO, R. P. Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade. Cadernos de Pesquisa FCC. São Paulo, vol. 1, n. 86, 1993. Pp. 25 – 38. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/936. Acessado em: 10 de novembro de 2017.

ROSEMBERG, F. Relações raciais e rendimento escolar. Cadernos de Pesquisa FCC. São Paulo, vol. 1, n. 63, 187. Pp. 19 – 23. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1264. Acessado em: 10 de novembro de 2017.

ROSEMBERG, F.; BAZILLI, C.; SILVA, P. V. B. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão de literatura. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, vol. 29, n. 1, 2003. Pp. 125 – 146. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022003000100010. Acessado em: 10 de novembro de 2017.

SILVA, M. A. L.; SOARES, R. L. S. Reflexões sobre os conceitos de raça e etnia. Entrelaçando – revista eletrônica de cultura e educação. Bahia, vol. 2, n. 4, 2011. Pp. 99 – 115. Disponível em: http://www2.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/component/phocadownload/category/133?download=144 . Acessado em: 10 de novembro de 2017.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Pereira, J. B., & Santos, W. D. dos. (2018). RAÇA, RACISMO E A CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA NEGRA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE CONCEITOS E VIVÊNCIAS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(3), 20. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/5326

Edição

Seção

Artigos