PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE NOTÍCIAS: UMA ANÁLISE DOS ESPELHOS DOS TELEJORNAIS AL TV 2ª EDIÇÃO E PAJUÇARA NOITE
Palavras-chave:
Telejornalismo, Espelho, Gatekeeper.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de identificar como funciona o processo de seleção de notícias para a construção do espelho de um telejornal. Para essa análise, buscamos nas clássicas Teorias do Jornalismo, a questão do gatekeeper, como também uma reflexão sobre os efeitos de sentido na produção e circulação das notícias por meio da estrutura do espelho, influenciando o espectador a entendimentos determinados. Como corpus da pesquisa, foram selecionados seis programas dos telejornais AL TV 2ª Edição (TV Gazeta de Alagoas - Globo) e Pajuçara Noite (TV Pajuçara - Record). Com isso, a pesquisa qualitativa e bibliográfica propõe-se a uma reflexão sobre a produção e os efeitos da circulação das notícias dos telejornais alagoanos.Referências
BARCELLAR, Luciana; BISTANE, Luciane. Jornalismo de TV. 3.ed. São Paulo: Contexto. 2010.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: Porque as notícias são como são. V.1, 3.ed. Florianópolis: Insular, 2013.
FIÚZA, Rachel. A (des)ordem do mundo na ordem do espelho: Análise dos efeitos de sentido na sequência das notícias no Jornal Nacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística). Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
SANTOS, Fabiano Brito dos. Anatel: Regulação e Telecomunicações no governo FHC. 26 de setembro de 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Caderno de Graduação. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.