DISCURSO, MEDO E CONSUMO

Autores

  • Danielle Cândido Centro Universitário Tiradentes
  • Anderson Inácio dos Santos Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Discurso. Análise do Discurso. Medo. Consumo.

Resumo

O presente artigo discute sobre a utilização do medo como uma estratégia discursiva para conseguir converter a visualização de um anúncio em venda pela inserção de um sentimento de angústia no consumidor. Para isso, apresenta-se a Análise do Discurso Francesa, fundada por Michael Pêcheux em 1969, o relacionando a prática do discurso publicitário. A partir daí, é apresentada uma reflexão sobre o medo e sua relação com os anúncios publicitários, ao utilizar os sentidos do discurso para tentar fazer com que o espectador consuma algo que não precise, receando o que possa vir a acontecer.

Biografia do Autor

Danielle Cândido, Centro Universitário Tiradentes

Mestre em Linguística pela UFAL; graduada em Jornalismo, pesquisadora do Programa Voluntário de Iniciação Científica – PROVIC/UNIT/AL; Professora dos cursos de Jornalismo/Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL. E-mail: daniellecandido@gmail.com

Anderson Inácio dos Santos, Centro Universitário Tiradentes

Estudante do curso de Publicidade & Publicidade do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL e pesquisador do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC/UNIT/AL), email: andersoninacio@msn.com

Referências

ABLA, Dalmara Marques. Experiência de Saber: Escola Letra Freudiana - Reflexões sobre o objeto no medo e na fobia. 7. ed. p. 155. Letras, 2009.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade do Consumo. São Paulo: Edições 70, 1996.

BRASIL. Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Brasília. 5. ed. Senado Federal, 1990.

CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. 2. ed. São Paulo: Futura, 2004.

CONAR. Disponível em: <http://www.conar.org.br/>. Acesso em: 05 mai 2017.

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ESPINOSA, Baruch de. Tratado Teológico-Político (prefácio). 2. ed. Tradução: Diego Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FERNANDES, Célia Bassuma. Entre o mesmo e o diferente: trajetos dos enunciados proverbiais no discurso publicitário. 2010. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Disponível em <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?down=vtls000162811>. Acesso em 24 jul 2017.

FIORIN, J. L. Tendências da análise do discurso. Estudos Lingüísticos, v.19, p.173 - 179,1990.

GONÇALVES, Elizabeth Moraes. A mensagem publicitária na era tecnológica: nova forma de reproduzir o universo. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 1999.

GRIGOLETTO, Evandra. Do lugar social ao lugar discursivo: o imbricamento de diferentes posições-sujeito. In: Seminário de Estudos em Análise do Discurso, II, 2005, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2005. Disponível em: <http://www.analisedodiscurso.ufrgs.br/anaisdosead/2SEAD/SIM-POSIOS/EvandraGrigoletto.pdf>. Acesso em: 11 out. 2017.

______. Do lugar discursivo à posição-sujeito: os movimentos do sujeito-jornalista no discurso de divulgação científi ca. In: Práticas discursivas e identitárias – sujeito e língua. CAZARIN, E.A.; GRIGOLETTO, E. ; MITTMANN, Solange (Orgs.). Porto Alegre: Nova Prova, 2008.

NASCIMENTO, Danielle Cândido da Silva. Se eu temo, então você também vai ter medo de perder: os bens de fortuna e a ‘publicidade de choque’ da Oi. Disponível em: <http://docs.wixstatic.com/ugd/bb9c7e_ef14d66c15c5457ca18113c3959ae-23c.pdf>. Acesso em 12 jun 2017.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2007.

______. Discurso e Leitura. 7ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.

______. Discurso e Texto: Formação e Circulação dos Sentidos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2008.

PECHÊUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. P. 163-252. Campinas: Unicamp, 1997a.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997b.

______. Apresentação da AAD. In: GADET, F., HAK, H. Por uma análise automática do discurso (Uma introdução à obra de Michel Pêcheux). Campinas: Pontes, 1990.

______. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. 5. ed. Campinas: Unicamp, 2014.

SODRÉ, Muniz. A publicidade de choque. In: Observatório da Imprensa [publicado em 04 jan 2005, edição 310]. Disponível em <http://observatoriodaimprensa.com.br/observatorio-da-propaganda/apublicidade-de-choque/>. Acesso em: 28 ago. 2016.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Cândido, D., & Santos, A. I. dos. (2018). DISCURSO, MEDO E CONSUMO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(3), 213. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/5301

Edição

Seção

Artigos