O IMPACTO DOS FATORES INTRA E EXTRAESCOLARES PARA O FRACASSO ESCOLAR: DESMISTIFICANDO AS VISÕES PSICOLOGIZANTES
Palavras-chave:
, Fracasso Escolar. Fatores Extraescolares. Fatores Intraescolares.Resumo
Existem muitas discussões sobre fatores relacionados ao fracasso escolar, inúmeras vezes relaciona-se aspectos sociais erroneamente como elementos determinantes do processo de aprendizagem. O presente artigo objetiva elencar os fatores extraescolares e intraescolares que interferem diretamente no fracasso escolar, bem como analisar historicamente a perpetuação desses fatores relevantes que associam a esta ideia como algo que impossibilita a capacidade do indivíduo de aprender, contribuindo para o sofrimento psicossocial do sujeito. O processo escolar é algo que não pode ser engessado, nesse cenário de diversidades, a instituição pode e deve criar situações que promovam mudanças. A Psicologia surge então, não para estruturar e construir novos conceitos sobre o fracasso escolar, mas com desafio de intervir nesta situação, sendo ela um dos instrumentos que apresenta novas possibilidades de atuação, a fim de reverter esse quadro e favorecer essa reestruturação. Para se obter as informações, foi realizada uma revisão bibliográfica em diversas plataformas como, Scielo, Pepsic, dados do INEP, teses de mestrado, bem como também a biblioteca do campus do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, com intuito da disseminação de conhecimentos, para que se retire a concepção de fracasso escolar como problema individual, bem como a importância de intervenções preventivas.Referências
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