O IMPACTO DOS FATORES INTRA E EXTRAESCOLARES PARA O FRACASSO ESCOLAR: DESMISTIFICANDO AS VISÕES PSICOLOGIZANTES

Autores

  • Sandra Patrícia pa Peixoto Unit/Al
  • Alicia Daniele Calaça Cavalcante Unit/Al
  • Carolina Alves Rosa de Araújo Unit/Al
  • Josberto Teixeira de Almeida Neto Unit/Al
  • Luiz Carlos de Oliveira Ferreira Unit/Al

Palavras-chave:

, Fracasso Escolar. Fatores Extraescolares. Fatores Intraescolares.

Resumo

Existem muitas discussões sobre fatores relacionados ao fracasso escolar, inúmeras vezes relaciona-se aspectos sociais erroneamente como elementos determinantes do processo de aprendizagem. O presente artigo objetiva elencar os fatores extraescolares e intraescolares que interferem diretamente no fracasso escolar, bem como analisar historicamente a perpetuação desses fatores relevantes que associam a esta ideia como algo que impossibilita a capacidade do indivíduo de aprender, contribuindo para o sofrimento psicossocial do sujeito. O processo escolar é algo que não pode ser engessado, nesse cenário de diversidades, a instituição pode e deve criar situações que promovam mudanças. A Psicologia surge então, não para estruturar e construir novos conceitos sobre o fracasso escolar, mas com desafio de intervir nesta situação, sendo ela um dos instrumentos que apresenta novas possibilidades de atuação, a fim de reverter esse quadro e favorecer essa reestruturação. Para se obter as informações, foi realizada uma revisão bibliográfica em diversas plataformas como, Scielo, Pepsic, dados do INEP, teses de mestrado, bem como também a biblioteca do campus do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, com intuito da disseminação de conhecimentos, para que se retire a concepção de fracasso escolar como problema individual, bem como a importância de intervenções preventivas.

Biografia do Autor

Sandra Patrícia pa Peixoto, Unit/Al

Docente do Curso de Psicologia

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Publicado

2018-01-03

Como Citar

Peixoto, S. P. pa, Cavalcante, A. D. C., Araújo, C. A. R. de, Almeida Neto, J. T. de, & Ferreira, L. C. de O. (2018). O IMPACTO DOS FATORES INTRA E EXTRAESCOLARES PARA O FRACASSO ESCOLAR: DESMISTIFICANDO AS VISÕES PSICOLOGIZANTES. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(2), 235. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/4748

Edição

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Artigos