MARCHA DAS MARGARIDAS: TRABALHADORAS RURAIS EM LUTA
Palavras-chave:
Direitos, trabalhadoras Rurais, exclusão social.Resumo
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de refletir sobre as condições dos trabalhadores rurais, principalmente das trabalhadoras rurais e de como os mesmos lutam pela garantia de seus direitos, tendo como uma personagem principal da luta Margarida Maria Alves. O problema proposto é verificar de que maneira a exclusão social e a desigualdade social afeta a realidade social das trabalhadoras rurais. Sobre a metodologia, a pesquisa se classifica descritiva e bibliográfica baseada num estudo crítico que articula a realidade social com embasamento teórico. Pela apresentação e análise dos fatos, a pesquisa possibilitou distinguir os reflexos da luta de Margarida Maria Alves, símbolo da Marcha das Margaridas, para a consolidação do movimento social e ampliação das garantias e direitos das trabalhadoras rurais.Referências
MENESES, Elisangela F. GAMA, Andrea N. A busca pela visibilidade: a marcha das margaridas e a trajetória de conquistas para mulheres rurais. Trabalho apresentado no V colóquio Nacional do NEER, 2013.
SANTANA, Irani; FERRARI, Milena; COSTA, Rayane. Margarida Alves: uma mártir camponesa. Trabalho publicado no IV fórum de Educação e Diversidade, 2010.
SANTOS, Josiane Soares. “Questão social”: Particularidades no Brasil – São Paulo: Cortez, 2012.
TONET, Ivo. Sobre o Socialismo - 2 ed. - São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
FORO, Carmem H. Marcha das Margaridas 2011: Caderno de Textos para Estudo e Debates. Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Caderno de Graduação. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.