IMAGEM EM CONEXÃO: MARCAS, GAROTOS-PROPAGANDAS E MEMES
Palavras-chave:
memes, garotos-propaganda, Operação Carne Fraca, crise de imagem.Resumo
O objeto de estudo deste artigo são os memes dos garotos-propagandas das marcas investigadas na operação Carne Fraca, em 2017, que viralizaram na internet. O enfoque do trabalho é analisar a relação de conexão entre marca e garoto-propaganda, a qual, segundo Argenti (2014), influencia na imagem e reputação dos envolvidos na campanha publicitária. Intentamos, ainda, em demonstrar como a imagem de Tony Ramos, Fátima Bernardes e Roberto Carlos, associada a um fato positivo/negativo, influencia na venda/ou não do produto que divulgam ou de suas próprias imagens.Referências
ARGENTI, Paul A. Comunicação Empresarial. A construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
ASTUTO, Bruno. ÉPOCA. Tony Ramos fala sobre a Operação Carne Fraca: "Não tenho vergonha de nada". Disponível em: http://epoca.globo.com/sociedade/bruno-astuto/noticia/2017/03/tony-ramos-fala-sobre-operacao-carne-fraca-nao-tenho-vergonha-de-nada.html. Acesso em 17 de maio de 2017.
BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1972.
DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. (1979). Coleção O Homem e a Ciência, volume 7. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2001.
FACUNDO, Matheus. Memes envolvendo a Operação Carne Fraca viralizam na Internet. Disponível em: <http://blog.opovo.com.br/id/2017/03/17/memes-envolvendo-operacao-carne-fraca-viralizam-na-internet/> Acesso em: 30 de abri. de 2017
INTERNAUTAS LOTAM WEB DE MEMES DA OPERAÇÃO CARNE FRACA. Disponível em: <http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/internautas-lotam-web-de-memes-da-opera%C3%A7%C3%A3o-carne-fraca-1.1448865>. Acesso em: 28 de abri. de 2017
JC ONLINE. Tony Ramos comenta operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Disponível em: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/imagem-e-som/noticia/2017/03/17/tony-ramos-comenta-operacao-carne-fraca-da-policia-federal--274716.php. Acesso em 17 de maio de 2017.
KULAK, Sérgio Marilson. O mito Barthesiano na publicidade: a apropriação de diferentes signos culturais nas 1001 faces de Bombril. Em anais eletrônicos do IX Colóquio de Estudos Literários 2015, Londrina. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/estudosliterarios/pages/arquivos/Sergio%20Marilson%20Kulak_texto%20completo.pdf. Acesso em 18 de maio de 2017.
MEIER, Bruno. Fátima Bernardes quebra silêncio sobre o contrato com a Seara. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/veja-gente/fatima-bernardes-quebra-silencio-sobre-o-contrato-com-a-friboi/>. Acesso em: 05 de junho de 2017
OPERAÇÃO CARNE FRACA GERA MEMES FORTÍSSIMOS NA INTERNET. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/geral/humor/indicacao/operacao-carne-fraca-gera-memes-fortissimos-na-internet/>. Acesso em: 02 de maio de 2017
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Caderno de Graduação. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.