PENSAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA PERSPECTIVA FREIRIANA

Autores

  • Juciane de Holanda Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Helisa Maria Canuto Jacinto Centro Universitário Tiradentes
  • Thaissa Danielle dos Santos Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Sandra Patrícia Lamenha Peixoto Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Paulo Freire. Dialogação. Educação. Inclusão escolar.

Resumo

RESUMO O arcabouço teórico de Paulo Freire apesar de ser datado em um período anterior ao desenvolvimento da inclusão escolar brasileira, marca na contemporaneidade uma consonância com o real conceito de inclusão. Em seus trabalhos, o autor explicou a importância da educação no processo de transformação da realidade, uma educação diferente da qual continua a ser empregada nas salas de aula, sendo libertadora e não mais opressora, assim, através dela, desenvolve-se a consciência crítica dos sujeitos. O objetivo do presente trabalho consiste em descrever sobre a perspectiva teórica de Paulo Freire em consonância com a inclusão escolar brasileira. A metodologia utilizada neste estudo consistiu em uma pesquisa bibliográfica, pautada na concepção teórica de Paulo Freire e de alguns pesquisadores que fazem menção ao teórico. Com o estudo pode-se perceber a correlação existente na contemporaneidade na teoria freireana com a educação inclusiva. Deste modo, torna-se importante salientar que Paulo Freire apesar de não falar diretamente da inserção de crianças com necessidades educacionais especiais na escola, sua teoria retrata com maestria os aspectos relacionados à inclusão escolar, ao defender o direito da uma educação para todos, onde a conscientização, a autonomia, a liberdade, o diálogo e a igualdade de direitos se façam presentes em todos os aspectos da instituição educacional, pois esta constitui-se como direitos dos cidadãos que fazem parte da dinâmica social.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, V.B.; GONÇALVES-JUNIOR, L. Inclusão, educação e diversidade: múltiplos olhares. Disponível em:< http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/621_435.pdf> Acesso em: 13 set. 2016.

COSTA, M.P.R.; TURCI, P.C. Inclusão escolar na perspectiva da educação para todos de Paulo Freire. VII encontro da associação brasileira de pesquisadores em educação especial. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/politicas/346-2011.pdf> Acesso em: 11 set. 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2013.

FREIRE, P. Política e educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Sociedade fechada e inexperiente democrática. In: Educação como prática da liberdade. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2006, pp. 73-91.

FREIRE, P. Alfabetização e conscientização. In: Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Morais, 1979, pp.15-27.

GLAT, R., NOGUEIRA, M. L. L. Políticas Educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Disponível em:< https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/viewFile/1647/1055> Acesso em 13 set. 2016.

LIMA, M. J. D.; COSTA, M. A. C.; LIMA, V. Y. S. Diversidade, inclusão e Paulo Freire: Discussões e reflexões iniciais na educação. Disponível:< http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/view/311/443> Acesso em 12 set. 2016.

MAHL, E. et. al. Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações. Revista Exitus. Vol. 2, nº 1, Pará, 2012. Disponível em:

<http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/52/52>Acesso em: 10 set. 2016.

MANTOAN, M.T.E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

SCHRAM, S. C.; CARVALHO, M. A. B. O pensar educação em Paulo Freire: Para uma pedagogia de mudanças. Disponível em:< http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf> Acesso em 12 set. 2016.

SILVA, A.P et. al. Paulo Freire – Pedagogia da diversidade?, 2005. Disponível em:<http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/paulo_freire_pedagogia_diversidade.pdf> Acesso em: 13 set. 2016.

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

de Holanda Santos, J., Canuto Jacinto, H. M., dos Santos Silva, T. D., & Lamenha Peixoto, S. P. (2018). PENSAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA PERSPECTIVA FREIRIANA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(2), 129. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/4447

Edição

Seção

Artigos