A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

Autores

  • Rodrigo da Silva ALMEIDA Unit/Al
  • Maria Sônia da Silva CRISPIM Unit/Al
  • Dionísio Souza da SILVA Unit/Al
  • Sandra Patrícia Lamenha Peixoto Unit/Al

Palavras-chave:

Teoria das Inteligências Múltiplas. Educação Inclusiva. Inclusão.

Resumo

O presente artigo consiste numa revisão bibliográfica que tem como objetivo apresentar as contribuições da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner para a perspectiva da Educação Inclusiva. Essa teoria, ao contrário do tradicional conceito unitário de inteligência, afirma que as pessoas possuem oito tipos de inteligências: Musical, Corporal-Cinestésica, Lógico-Matemática, Linguística, Espacial, Interpessoal, Intrapessoal e Naturalística. Já a Educação Inclusiva constitui-se numa ação política, cultural, social e pedagógica que objetiva promover, assegurar e defender o direito de todos os estudantes de aprender juntos, desenvolvendo suas potencialidades de forma participativa e colaborativa, sem sofrer qualquer discriminação e preconceito. A Teoria das Inteligências Múltiplas contribui para a Educação Inclusiva partindo do pressuposto de que sujeitos diferentes aprendem de formas diferentes, desconstrói o conceito de inteligência, reformulando, aprimorando e diversificando as metodologias de ensino ao substituir a testagem tradicional pelo método avaliativo diferenciado; sugerindo a revisão dos currículos escolares para incluir, além das disciplinas tradicionais, algumas disciplinas eletivas, no intuito de contemplar o desenvolvimento de todas as inteligências existentes. Portanto, essa teoria contribui para a Educação Inclusiva valorizando e respeitando as diferenças, funcionando como um catalizador para a construção de uma escola mais democrática e mais humana.

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Publicado

2018-01-03

Como Citar

ALMEIDA, R. da S., CRISPIM, M. S. da S., SILVA, D. S. da, & Peixoto, S. P. L. (2018). A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 4(2), 89. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/4218

Edição

Seção

Artigos