A linguagem literária do New Journalism em The Duke in His Domain
Palavras-chave:
Jornalismo-literário, New Journalism, Truman CapoteResumo
O presente artigo possui o intuito de esclarecer como a linguagem literária foi atrelada à linguagem jornalística na categoria New Journalism (Novo Jornalismo, no português). Para isso, utilizamos trechos do artigo The Duke in His Domain, de Truman Capote, que se trata de um perfil-reportagem do ator hollywoodiano Marlon Brando, escrito em 1957 e publicado na famosa revista nova-iorquina, The New Yorker. A relevância para análise deste objeto de pesquisa não é somente em relação ao toque literário, mas também devido a sua importância histórica e jornalística, pois é sabido que tal texto é um precursor do New Journalism. O referencial teórico da pesquisa é embasado em um artigo de Cyntia Belgini Andretta, estudiosa da obra de Truman Capote, e em autores que se dedicam ao estudo do jornalismo-literário, como Eduardo Belo e Marcelo Bulhões. Com o resultado da pesquisa, a análise de trechos do artigo de Capote ajudará a esclarecer dúvidas em relação ao uso dos recursos literários dentro do jornalismo.
Referências
ANDRETTA, Cyntia Belgini. O Jornalista e Escritor Truman Capote pelo escopo literário. Revista Travessias, Cascavel, v. 4, n. 1, p. 121 – 131, 2010.
BELO, Eduardo. Livro-reportagem. São Paulo: Contexto, 2006.
BIANCHIN, Neila. Romance Reportagem: onde a semelhança não é mera coincidência. Florianópolis: UFSC, 1997.
BULHÕES, Marcelo. Jornalismo e Literatura em Convergência. São Paulo: Ática, 2007. CAPOTE, Truman. A Sangue Frio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
_______. The Duke in His Domain. New York: The New Yorker Magazine, 9 nov. 1957. Disponível em: <http://www.newyorker.com/magazine/1957/11/09/the-duke-in-his-domain> Acesso em: 20 set. 2016.
DOMINGUES, Juan. Novo Jornalismo: reflexões sobre a relação entre reportagem e romance. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 12, n. 24, p. 187 – 204, 2013.
PENA, Felipe. Jornalismo Literário. São Paulo: Contexto, 2008.
WOLFE, Tom. Radical Chique e o Novo Jornalismo. Tradução: José Rubens Siqueira; posfácio Joaquim Ferreira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Caderno de Graduação. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.