Pós-Venda como Estratégia para Fidelização de Clientes: Uma Análise do Perfil dos Correspondentes Bancários da Bradesco Promotora

Autores

  • Narcísia Leopoldina Cavalcanti Lordsleem Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Paulo Ramon Gomes da Silva Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Linaldo Praxedes Leão Filho Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Paulo Emanuel de Alencar Imbuzeiro Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Paulo Marinho Gomes Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Jacqueline Laurindo da Silva Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Marketing, lucro, clientes, pós-venda, fidelização.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido para melhor compreensão do quanto o trabalho de pós-venda praticado de maneira eficiente poderá trazer resultados eficazes, garantindo em conjunto com algumas ferramentas do marketing, lucro em longo prazo e clientes cada vez mais fiéis que permanecem em suas bases. Neste sentido, no mercado das financeiras, especificamente, dos correspondentes bancários, torna-se imprescindível à implementação de ações com foco na fidelização dos clientes através do pós-venda, visto que tais práticas são consideradas tímidas, sendo, portanto, um potencial competitivo para aquelas que utilizarem o marketing como estratégia de fidelização de clientes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória do tipo survey por meio da aplicação de questionários com funcionários das empresas. A amostra incluiu 52 funcionários em uma média de 30 empresas de diferentes portes. Adicionalmente, foram consultadas as fontes secundárias existentes no Banco e da literatura pertinente ao tema estudado. Dentre os principais resultados, foi possível perceber a importância da conscientização dos funcionários que compõem uma determinada organização e a essencial frequência na comunicação entre cliente e empresa, pois, apenas desta forma o trabalho de pós-venda será bem aplicado e a empresa passará a colher resultados não apenas na aquisição de mais um comprador, no entanto também na conquista da fidelização do mesmo. Como proposição de novos estudos, percebeu-se a importância de um estudo longitudinal que possa compreender melhor a dinâmica destas empresas.

Biografia do Autor

Narcísia Leopoldina Cavalcanti Lordsleem, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Paulo Ramon Gomes da Silva, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Linaldo Praxedes Leão Filho, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Paulo Emanuel de Alencar Imbuzeiro, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Paulo Marinho Gomes, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Jacqueline Laurindo da Silva, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Departamento de Gestão Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos

Referências

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

Lordsleem, N. L. C., da Silva, P. R. G., Leão Filho, L. P., Imbuzeiro, P. E. de A., Gomes, P. M., & da Silva, J. L. (2017). Pós-Venda como Estratégia para Fidelização de Clientes: Uma Análise do Perfil dos Correspondentes Bancários da Bradesco Promotora. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 3(3), 181. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/3640

Edição

Seção

Artigos