Pós-Venda como Estratégia para Fidelização de Clientes: Uma Análise do Perfil dos Correspondentes Bancários da Bradesco Promotora
Palavras-chave:
Marketing, lucro, clientes, pós-venda, fidelização.Resumo
Este artigo foi desenvolvido para melhor compreensão do quanto o trabalho de pós-venda praticado de maneira eficiente poderá trazer resultados eficazes, garantindo em conjunto com algumas ferramentas do marketing, lucro em longo prazo e clientes cada vez mais fiéis que permanecem em suas bases. Neste sentido, no mercado das financeiras, especificamente, dos correspondentes bancários, torna-se imprescindível à implementação de ações com foco na fidelização dos clientes através do pós-venda, visto que tais práticas são consideradas tímidas, sendo, portanto, um potencial competitivo para aquelas que utilizarem o marketing como estratégia de fidelização de clientes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória do tipo survey por meio da aplicação de questionários com funcionários das empresas. A amostra incluiu 52 funcionários em uma média de 30 empresas de diferentes portes. Adicionalmente, foram consultadas as fontes secundárias existentes no Banco e da literatura pertinente ao tema estudado. Dentre os principais resultados, foi possível perceber a importância da conscientização dos funcionários que compõem uma determinada organização e a essencial frequência na comunicação entre cliente e empresa, pois, apenas desta forma o trabalho de pós-venda será bem aplicado e a empresa passará a colher resultados não apenas na aquisição de mais um comprador, no entanto também na conquista da fidelização do mesmo. Como proposição de novos estudos, percebeu-se a importância de um estudo longitudinal que possa compreender melhor a dinâmica destas empresas.
Referências
ALVES, E. T. K.; REQUENA, I.B. Marketing de relacionamento: Uma ferramenta agregada na fidelização do cliente no seguimento bancários. Caderno Organização, n.p. v.4, n.3, 2014.
COMIOTTO, F. D.; COSTA, J. I. P.; SANTOS, A. R.; MONDO, T. S.; Comprei meu carro, o que vem depois analise da percepção e da importância atribuídas por clientes em serviços de pós venda. Revista Brasileira de Marketing- ReMARK, n.p. v.13, n.6, 2014.
COSTA, R. O. S.; BERGAMO, F.V. M. Marketing de relacionamento em instituições educacionais. Revista Formadores: vivências e estudos. Cachoeira- BA, v.7, n.2, p. 35-52, 2014.
ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.R.; PINTO, H. de H. Processo de investigação e analise bibliométrica: Avaliação da qualidade dos serviços bancários. Revista de Administração Contemporânea - RAC. Rio de Janeiro, p.325-349, v.17, n. 03, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo, 5ª edição, 2010. Editora Atlas.
GOMES, L. F. A. M. Marketing de informações para o varejo: o método Zapros- LM. Revista de Administração Faces. Belo Horizonte. p.72-93, v.10, n.1, 2011.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 7. Ed., São Paulo: Atlas, 2010.
OLIVEIRA, D. de P. R. Planejamento Estratégico. 31ª Edição. São Paulo: Atlas, 2013.
OLIVEIRA, F. F.; SANTOS, S. M. R. A arte de fidelizar clientes como diferencial competitivo. Revista de Administração e Recursos Humanos da Faculdade Novo Milênio- IFNM. n.p. v.7, n.2, 2014.
RASCHKE, R. L.; KRISHEN, A. S.; KACHROO, P.; MAHESHWARI, P. A combinatorial optimization based sample identification method for group comparisons. Journal of Business Research. v. 66, n. 9, p. 1267-1271, 2013.
RODRIGUES, K. P.; SILVA, L. C. D.; ANDRADE, A. P. Uma analise das ações de pós venda como estratégia de fidelização. VIII Convibra Administração .Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Caderno de Graduação. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.