UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ESTIGMATIZAÇÃO DO “ALUNO-PROBLEMA”: A CONSCIÊNCIA CRÍTICA COMO PRODUTO DE SUA AUTONOMIA
Palavras-chave:
Estigma, Escola Pública, Psicologia.Resumo
O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise sobre o processo de estigmatização decorrente do fracasso escolar. Com base em pesquisas bibliográficas, foi realizado um percurso histórico no qual a escola pública se fundamenta e sua cultura se estabelece, para que assim, possa-se promover um olhar macro na problemática que envolve o estigma impresso no dito “aluno-problema”. Realizou-se também análises das relações de poder no qual se sustenta o discurso hegemônico normativo confrontando assim uma perspectiva reducionista/simplista que visa depositar no aluno e/ou em sua família a culpabilização pelo “mau” rendimento ou evasão escolar, visto que este não se enquadra na lógica metodológica-padrão que é imposta dentro do contexto escolar. Dessa forma é exposto que tal método é em si mesmo engessante para com a singularidade do sujeito. Com isso, convidamos o psicólogo a uma reflexão dos processos históricos nos quais o problema se estabelece para que unindo forças possamos construir a ideia de um aluno enquanto ser autônomo dentro do processo que rege a aprendizagem.Referências
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