Em Novos Rumos: A Psicologia Escolar no ensino superior.

Autores

  • Adrielli Gonçalves Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Marjory Figueira Centro Universitário Tiradentes
  • Mayara Barbosa Centro Universitário Tiradentes - Unit
  • Sandra Peixoto Centro Universitário Tiradentes - Unit

Palavras-chave:

Ensino Superior, Psicologia Escolar, Mediação.

Resumo

Resumo: No princípio, o psicólogo escolar teve sua atuação mais direcionada ao ambiente escolar e iniciou seus trabalhos com métodos de mensuração e segregação. Atualmente, o profissional vem atravessando um processo de ressignificação, onde passa a adentrar diferentes campos de atuação, sendo um destes o ensino superior. Esta pesquisa apresenta à práxis da Psicologia Escolar no ensino superior, e com base para a discussão, foram utilizados os pressupostos da teoria sociointeracionista de Vygotsky e seu conceito de mediação.  Na construção do artigo, foi feito um levantamento bibliográfico, apoiado em dados de pesquisas da área, livros, artigos, teses de mestrado e doutorado, e em mídia eletrônica. Considera-se de grande importância a participação desse profissional no ensino superior, de forma a contribuir para o desenvolvimento desse espaço permeado por diversas relações, prezando primeiramente pela qualidade do ensino, o vínculo entre instituição-aluno e as relações interpessoais presentes.

Palavras-chave: Ensino Superior; Psicologia Escolar; Mediação.

Biografia do Autor

Adrielli Gonçalves, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes

Marjory Figueira, Centro Universitário Tiradentes

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes

Mayara Barbosa, Centro Universitário Tiradentes - Unit

Acadêmica do curso de Psicologia

Sandra Peixoto, Centro Universitário Tiradentes - Unit

Mestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes

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Publicado

2016-04-01

Como Citar

Gonçalves, A., Figueira, M., Barbosa, M., & Peixoto, S. (2016). Em Novos Rumos: A Psicologia Escolar no ensino superior. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 3(2), 133–152. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/2734

Edição

Seção

Artigos