PSICOLOGIA SOCIAL E PUBLICIDADE: ESTAREMOS SEMPRE EM LADOS OPOSTOS?

Autores

  • Juliana Fortes CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT
  • Adriana Teixeira CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT
  • Gemilla Almeida CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT
  • Thalita Carla LIMA MELO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT

Palavras-chave:

Reflexão, Intervenção, Críticas, discurso publicitário.

Resumo

A publicidade incentiva o consumismo através do despertar do desejo do sujeito que passa a associar o objeto a um sonho, desvinculando-o de sua real funcionalidade. O trabalho tem como objetivo examinar a influência das propagandas publicitárias sobre os Universitários participantes e despertar a visão crítica dos mesmos. A intervenção foi feita com várias propagandas que foram coladas nas paredes de um bloco universitário e que questionavam sobre o que aquela determinada propaganda queria dizer aos mesmos. Os resultados obtidos foram críticas e reflexão da parte dos alunos, uma grande movimentação para expressar o seu comentário escrito e verbal, a negação a tais propagandas abusivas e apelativas. Dessa maneira despertamos o senso crítico e incentivamos a reflexão dos participantes sobre a passividade da sociedade perante o discurso publicitário que os atinge diretamente e diariamente.


Biografia do Autor

Thalita Carla LIMA MELO, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT

Psicóloga; Mestre em Psicologia Social e Política pela Universidade Federal de Sergipe; Professora do Centro Universitário Tiradentes.

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

Fortes, J., Teixeira, A., Almeida, G., & LIMA MELO, T. C. (2015). PSICOLOGIA SOCIAL E PUBLICIDADE: ESTAREMOS SEMPRE EM LADOS OPOSTOS?. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 3(1), 201–212. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/2620

Edição

Seção

Artigos