A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Gabriela Costa Moura Centro Universitário Tiradentes
  • Adriano Alves Lopes Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Bárbara Lacerda Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Helena Beraldo Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Inteligência. Educação. Inteligências múltiplas.

Resumo

Os teóricos Francis Galton e Alfred Binet ao estudarem a inteligência humana passaram a compreendê-la como uma aptidão geral e inata. Nessa visão tradicionalista não são considerados devidamente os fatores ambientais no desenvolvimento intelectivo, prejudicando a relação entre ensino e aprendizagem. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar a teoria das inteligências múltiplas e suas contribuições para a educação do século XXI. A metodologia utilizada no presente trabalho é a pesquisa bibliográfica através de artigos de revistas científicas, dissertações e livros. Essa teoria possibilita inovar as formas já existentes de abordar a inteligência e as práticas educacionais contemporâneas, visto que atualmente os métodos de ensino e avaliações aplicados aos alunos são universais, não considerando a individualidade dos mesmos. Neste sentido, faz-se necessário uma modificação no paradigma educacional da atualidade, com vistas à consideração daquilo que envolve a singularidade do aluno no aprendizado e permitindo que os discentes se preparem melhor para as mudanças econômicas e sociais que estão ocorrendo.

Biografia do Autor

Gabriela Costa Moura, Centro Universitário Tiradentes

Psicologia, Psicanálise.

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Publicado

2016-04-01

Como Citar

Moura, G. C., Lopes, A. A., Lacerda, B., & Beraldo, H. (2016). A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 3(2), 153–168. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/2597

Edição

Seção

Artigos