O PSICÓLOGO ESCOLAR COMO MEDIADOR NO PROCESSO EDUCACIONAL INCLUSIVO

Autores

  • Vanda Oliveira Rodrigues Pego Faculdade Integrada Tiradentes - FITS
  • Arlinia Maria da Silva Dias Faculdade Integrada Tiradentes - FITS
  • Rafaella Roberta da Silva Morais Faculdade Integrada Tiradentes - FITS
  • Sandra Peixoto Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Palavras-chave:

Pessoas com necessidades especiais, Educação inclusiva, Psicologia escolar.

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre educação e psicologia, tomando como questão central, a educação inclusiva para pessoas portadoras de necessidades especiais. Como caminho de inclusão no ambiente escolar, abordamos a teoria sociointeracionista de Vygotsky, levando em consideração a necessidade da promoção da interação social para o desenvolvimento e aprendizagem dessas pessoas com necessidades especiais. Categorias como acolhimento, mediação, significação de conceitos e zona de desenvolvimento proximal são analisados nesse artigo, como necessários para um conhecimento técnico em uma educação inclusiva. Da mesma maneira, apontamos as contribuições dos estudos defectológicos, de modo a reconhecer no ambiente escolar, as diferentes demandas e especificidades de seus alunos. Nesse processo de educação inclusiva, situamos o psicólogo escolar como mediador, enfatizando seu papel como facilitador no processo da inclusão de pessoas com necessidades especiais no âmbito educacional.

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Publicado

2014-12-15

Como Citar

Pego, V. O. R., Dias, A. M. da S., Morais, R. R. da S., & Peixoto, S. (2014). O PSICÓLOGO ESCOLAR COMO MEDIADOR NO PROCESSO EDUCACIONAL INCLUSIVO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 2(2), 185–198. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cdghumanas/article/view/1865

Edição

Seção

Artigos