BENEFÍCIOS DA ENTREVISTA MOTIVACIONAL NA MINIMIZAÇÃO/CESSAÇÃO DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PARA DEPENDENTES: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA
Resumo
A dependência química é um problema de saúde pública que vem crescendo com o passar dos anos em todo o mundo. O uso nocivo das drogas tem se tornado cada vez mais comum no cenário atual e a motivação tem sido apontada como um fator primordial para a mudança de atitudes destrutivas. Com isso, a entrevista motivacional é vista como o método mais elaborado quando se refere ao tratamento de dependentes químicos através da motivação. Sendo assim, o objetivo deste estudo é compreender a relevância da entrevista motivacional no tratamento da dependência química. Para isso, foi adotado o método de revisão sistemática utilizando as bases de dados: BVS, Dialnet e Pubmed entre 2017-2022. Durante a sistematização foram selecionados 9 estudos, que abordavam a demanda objetivada neste escrito. Através da análise de dados, constatou-se que a entrevista motivacional tem resultados satisfatórios na diminuição/cessação do consumo de drogas. Torna-se essencial, portanto, o manejo dessa ferramenta para se trabalhar essa demanda crescente na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Caderno de Graduação. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.