A VULNERABILIDADE DO MENOR FRENTE AOS FATORES DE RISCO PRESENTES NA SOCIEDADE BRASILEIRA – POSSÍVEIS CAMINHOS PARA O ATO INFRACIONAL.
Resumo
O presente artigo teve por objetivo averiguar os fatores de risco que podem levar o jovem brasileiro ao cometimento do ato infracional. A temática discutida torna-se relevante devido a necessidade de se identificar os fatores que podem levar o jovem brasileiro a realização da conduta infracional. A metodologia utilizada, foi uma revisão de literatura narrativa, realizada a partir de artigos científicos disponível na base de dados ScIELO, livros, bem como, o Código de Menores (1927),a Constituição Brasileira (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990). Tendo como resultado a observância de que os fatores de risco apontados são a presença do transtorno de conduta, demandas associadas à família, o uso de substâncias psicoativas, como também, a violência, seja ela de ordem física ou no contexto intrafamiliar. Pode-se constatar que na maioria das vezes, se apresentam de forma conjunta, podendo ser de ordem biológica ou socioambiental. Diante disso, ficou evidenciada a ineficiência das políticas públicas adotadas para a prevenção primária dos fatores de risco apresentados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Caderno de Graduação. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.