Uma análise sobre o território à luz da geografia

Autores

  • Jose Adailton Barroso Silva
  • Auro Jesus Rodrigues
  • Rita de Cássia Amorim Barroso
  • José Daniel Vieira
  • Raphael Luiz Macêdo Fontana

Palavras-chave:

Território. Categoria. Geografia.

Resumo

Na Geografia, há diversos estudos e reflexões sobre o conceito de território. A categoria território, não é exclusiva à mesma, é um termo utilizado, também, por outras ciências. O território surge na Geografia Tradicional como um espaço concreto em si, que é apropriado e ocupado por um grupo social. Atualmente, na Geografia Contemporânea, há diversas abordagens sobre a categoria território em seus diversos tipos e em diferenciadas escalas, por exemplo, em complexidades territoriais, entendendo território como campo de forças sociais. Assim sendo, o presente trabalho consiste em analisar novas formas de abordagens da categoria território, na Geografia. Elaborado através de uma pesquisa bibliográfica por membros do grupo de pesquisa Estado, Capital e Desenvolvimento Urbano(UNIT).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Adailton Barroso Silva

Doutorando em Geografia pela UFS (Universidade Federal de Sergipe) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. É graduado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e especialista em Formação Socioeconômica do Brasil pela Universidade Salgado Oliveira (Universo). Atualmente é coordenador do curso de Geografia da Universidade Tiradentes. É professor da Universidade Tiradentes onde ministra as disciplinas Geografia Econômica e Geografia Política. Foi presidente do colegiado e do Núcleo docente estruturante (NDE) do curso de Geografia. É também professor do Núcleo de Educação a Distância (Nead) onde ministra a disciplina online Metodologia Científica. Professor da Rede pública estadual de ensino onde exerceu a função de coordenador pedagógico do programa Um computador por aluno (Prouca) na Escola Estadual Prof. José Franklin.

Downloads

Publicado

2015-03-25

Como Citar

Silva, J. A. B., Rodrigues, A. J., Barroso, R. de C. A., Vieira, J. D., & Fontana, R. L. M. (2015). Uma análise sobre o território à luz da geografia. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(3), 87–98. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1949

Edição

Seção

Artigos