Teatro: instrumento de aprendizagem na educação

Autores

  • Kathia Cilene Santos Nascimento Universidade Tiradentes.
  • Adriana Barboza Santos Matos
  • Lídia Mariano Cerqueira

Palavras-chave:

Teatro. Educação. Aprendizagem.

Resumo

Percebendo a necessidade de maior interação aluno/professor, e a conexão do aprendizado com a realidade nas escolas, surgiu o desejo de compartilhar essa estratégia de dinâmica nas aulas escolares. Tem-se visto que a evasão escolar tem crescido nos últimos anos. Isso se deve, entre tantos motivos, à falta de estímulos que o aluno tem quando ainda criança. Uma escola precisa desde cedo incentivar as crianças a terem prazer no estudo. Não apenas com promessas de um futuro promissor, mas com atividades que os orientem na resolução de seus problemas e os da comunidade em que vivem. Pais que trabalham fora, crianças que sentem a “obrigação” de estudar. Este é o retrato do nosso país. Isto precisa mudar. O teatro sempre foi uma arte pela qual os se expressam os sentimentos e uma ideologia. Séculos depois, ele é apontado, entre outros, como estratégia educacional, pois move sentimentos, pensamentos, corpo e atitudes, proporcionando um novo olhar sobre o mundo. Quando o teatro é colocado como instrumento de aprendizagem na educação, o professor adquire conhecimento mais profundo sobre o seu aluno e ele, por sua vez, passa a ter uma visão diferenciada do mundo em que vive, sendo um participante na transformação de uma sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathia Cilene Santos Nascimento, Universidade Tiradentes.

Graduada em Letras Português (unit), Esp. em Libras (Pio Décimo), Esp. em Linguística (Gama Filho), Aluna regular do Curso de Mestrado em Ciências da Educação (Lusófona).

Downloads

Publicado

2014-10-27

Como Citar

Santos Nascimento, K. C., Matos, A. B. S., & Cerqueira, L. M. (2014). Teatro: instrumento de aprendizagem na educação. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 173–181. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1688

Edição

Seção

Artigos