DESCONHECIMENTOS ACERCA DA SAÚDE PÚBLICA: EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Tatiana Carvalho Socorro Universidade Tiradentes
  • Camilla Carvalho Pizzi

Palavras-chave:

Saúde pública, direito à saúde, direitos humanos.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre os seus direitos à saúde pública e às garantias que os mesmos possuem perante o Estado. Para atingir ao objetivo proposto, utilizou-se como estratégia metodológica a pesquisa-ação. Quanto ao instrumento desta pesquisa, aplicou-se um questionário composto por 05 (cinco) questões, as quais contemplavam a temática deste estudo. Nesse sentido, participaram da pesquisa 198 pessoas, as quais se inseriam como clientes e feirantes do Mercado Albano Franco, no município de Aracaju (SE). Após a aplicação desse instrumento, constatou-se se entrevistados apresentavam ou não informações acerca do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, efetuou-se uma exposição oral objetivando esclarecer a esse público-alvo acerca das dúvidas detectadas na pesquisa sobre a saúde pública no contexto brasileiro. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a desinformação e a insatisfação dos usuários do SUS, que têm os seus direitos desrespeitados, ferindo o princípio da dignidade humana. Espera-se que este artigo amplie o conhecimento constitucional e legal dos usuários da saúde pública, objetivando a redução de sequelas oriundas da não efetivação do direito à saúde e a defesa do acesso à saúde como um direito humano universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Carvalho Socorro, Universidade Tiradentes

Doutoranda pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), desde 2014. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), 2006. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2004. Começou a atuar profissionalmente em 2005 como psicóloga de uma instituição filantrópica espanhola para idosos em Recife/PE (Lar Padre Zegri). Desde esta data até os dias atuais, tem atuado como psicóloga clínica. De 2007 até 2011 ministrou aulas em graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior (FASB e FAAHF). Em 2010, atuou como psicóloga concursada do CRAS na Prefeitura Municipal de Cristópolis/BA, e professora-pesquisadora da Plataforma Freire (UNEB). Foi membro do Núcleo Docente Estruturante no processo de reconhecimento de cursos junto ao Ministério de Educação. Atualmente, também é docente da Universidade Tiradentes (UNIT) e pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC/UNIT). Autora de textos científicos publicados nacionalmente. Psicóloga.

Downloads

Publicado

2016-05-23

Como Citar

Socorro, T. C., & Pizzi, C. C. (2016). DESCONHECIMENTOS ACERCA DA SAÚDE PÚBLICA: EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(2), 111–210. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2376

Edição

Seção

Artigos