SEPARAÇÃO DE EMULSÃO BIODIESEL/GLICEROL POR MICROONDAS
Palavras-chave:
Biodiesel, Transesterificação, Microondas, EmulsãoResumo
O biodiesel pode ser obtido a partir de óleos e gorduras provenientes de oleaginosas, como soja, mamona, dendê, girassol ou até óleos vegetais já utilizados, provenientes de restaurantes, hotéis, indústrias, residências e gordura animal. Para utilizar óleo vegetal em um motor comum do tipo ciclo diesel sem a necessidade de adaptações no motor é preciso submeter este óleo a uma reação química chamada de transesterificação.
O biodiesel sendo um combustível produzido através da reação de transesterificação de óleos vegetais ou gordura animal com alcoóis de cadeia curta, como metanol ou etanol, desse modo pode-se reduzir a viscosidade do óleo a valores próximos ao do diesel convencional. O éster assim obtido chama-se biodiesel.
Este método de transesterificação consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com um álcool (metanol ou etanol), na presença de um catalisador.
O processo de formação do biodiesel gera emulsão entre o biodiesel e o glicerol. Desse processo se extrai a glicerina, empregada para a fabricação de sabonetes e outros cosméticos.
A utilização da irradiação de microondas é uma sugestão como método de separação desta emulsão e também acelera significativamente a reação de transesterificação e, como conseqüência, é possível obter elevados rendimentos de produtos em um curto período de tempo. Este método pode ser considerado como uma alternativa interessante e viável uma vez que também melhora a qualidade da separação minimizando a glicerina livre, consumindo menos energia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.