OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE USANDO BPM

Autores

  • Luiz Felipe Cirqueira dos Santos Universidade Tiradentes
  • Igor Oliveira Vasconcelos
  • Elisrenan Barbosa da Silva
  • Fabio Batista Santos

Resumo

Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais fácil gerenciar e monitorar os processos que são desenvolvidos em qualquer ambiente de trabalho. O desenvolvimento do Prontuário Eletrônico auxiliou os gestores das unidades de saúde no gerenciamento da produtividade de seus funcionários e também no acompanhamento da forma como estão sendo aplicados os processos de consulta aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS). As informações contidas no prontuário em papel são muito importantes, mas podem ser perdidas quando enviadas ao hospital, por exemplo, quando você precisa levá-lo ou mesmo quando um paciente muda de endereço e seu prontuário em papel. , precisa ser levado às Unidades Básicas de Saúde às quais será vinculado. No Registro Eletrônico, todas as informações são visualizadas e repassadas pelo sistema, evitando a perda de dados. Através do uso adequado do sistema de Prontuário Eletrônico é possível ter um atendimento de qualidade bem como diminuir as constantes filas que existem nos postos de saúde, desde que bem utilizado dentro do uso bem definido de processos de consulta nas unidades , Visto que as informações do paciente estão bem estruturadas no Prontuário Eletrônico, facilitando a visualização pelos profissionais autorizados. O objetivo deste trabalho é otimizar os processos das Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, utilizando o Business Process Management (BPM), a fim de diminuir as filas nos postos de saúde e assim promover atendimentos de maior qualidade para que os processos atuais ainda promovam alta congestionamento, bem como a alta evasão de atendimento devido ao longo tempo de espera para atendimento, seja por médicos, enfermeiros ou técnicos e auxiliares de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Cirqueira dos Santos, Universidade Tiradentes

Formado em Sistemas de Informação, ano de 2019, pela Universidade Tiradentes. Pós Graduado em Arquitetura e Infraestrutura de T.I, ano de 2022, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Igor Oliveira Vasconcelos

Bacharel em Ciência da Computação, pela Universidade Tiradentes, e Mestre em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Sergipe; Doutor em Sistemas Distribuídos pela PUC-Rio; Professor no Instituto Federal de Sergipe. Av. Eng. Gentil Tavares, 1166, Getúlio Vargas, Aracaju, Sergipe, Brasil; igor.vasconcelos@ifs.edu.br.

Elisrenan Barbosa da Silva

Mestre Acadêmico em Ciência da Computação; Bacharel em Sistemas de Informação; Analista de
Sistemas, Universidade Federal de Sergipe – UFS. Aracaju/SE, Brasil. 

Fabio Batista Santos

Mestre Profissional; e m P ós-Graduado e m C iência d a C omputação; G raduado e m T ecnologia e m
Processamento de Dados, e em Análise de Sistemas, Especialização em MBA em Gerência de Projetos Professor; Superintendente de Tecnologia de Informação, Universidade Tiradentes – UNIT, Farolândia, Aracaju/SE, Brasil. 

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Santos, L. F. C. dos, Oliveira Vasconcelos, I., Barbosa da Silva, E., & Batista Santos, F. (2024). OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE USANDO BPM. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 8(3), 7–23. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/12253

Edição

Seção

Artigos