USO DO ARDUINO COMO FERRAMENTA DE PROTOTIPAGEM PARA DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS AUTOMÁTICOS: UMA REVISÃO

Autores

  • Raul José Alves Felisardo Universidade Tiradentes
  • Gláucia Nicolau dos Santos
  • Diego Gomes Galrão

Resumo

Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto, baseado em hardware e software de fácil utilização. Tem sido amplamente empregado no desenvolvimento de prototipagem de dispositivos eletrônicos. Este artigo apresenta uma revisão sobre o uso do Arduino como ferramenta de prototipagem para desenvolvimento de dispositivos automáticos. A principal contribuição desta revisão reflete nas perspectivas do uso da plataforma Arduino na atuação de processos, agregando importantes conhecimentos sobre a arquitetura, tipos de Arduino e funcionalidade dos componentes, além de aplicações dessa ferramenta no desenvolvimento de dispositivos automatizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul José Alves Felisardo, Universidade Tiradentes

Formado em Engenharia de Petróleo. Mestrando em engenharia de processos. Tem experiência na área de reatores químicos, tratamento de água e efluentes, processos oxidativos avançados.

Downloads

Publicado

2023-05-19

Como Citar

Felisardo, R. J. A., Nicolau dos Santos, G., & Gomes Galrão, D. (2023). USO DO ARDUINO COMO FERRAMENTA DE PROTOTIPAGEM PARA DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS AUTOMÁTICOS: UMA REVISÃO. Caderno De Graduação - Ciências Exatas E Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, 8(1), 11–26. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/11325

Edição

Seção

Artigos