AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA PASTA DE GESSO COM ADIÇÃO DA CAL HIDRATADA E DO RESÍDUO DE GESSO COMO AGREGADO MIÚDO
Resumo
O emprego do gesso na construção civil é bastante difundido, sendo utilizado das mais diversas formas. Contudo, é um material frágil e que apresenta um rápido endurecimento das pastas, gerando um grande volume de resíduos. A má disposição de seus resíduos causa problemas ambientais que poderiam ser resolvidos com a reciclagem. Assim, este trabalho propõe como abordagem analisar as propriedades mecânicas da pasta de gesso endurecida de modo a verificar o comportamento mecânico do material com adições de 15% de cal hidratada e 15% de resíduo de gesso, para a relação água/gesso de 0,5. As misturas foram experimentadas através dos ensaios de resistência à compressão e dureza. Os resultados indicaram reduções entre os ensaios realizados, uma vez que as propriedades mecânicas ensaiadas apresentaram resultados inferiores aos da pasta de referência (gesso puro). Esse trabalho, abre-se caminhos para que outras pesquisas estabeleçam novos modelos de análise, com o objetivo de alcançar resultados ideais para o gesso com adições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.