A GESTÃO DO CUIDADO NO ÂMBITO HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA DE 2004 A 2016
Parole chiave:
Gerenciamento, enfermagem, hospital.Abstract
RESUMO: Introdução: A prática gerencial do enfermeiro envolve variadas ações de gerenciar cuidando e educando, de cuidar gerenciando e educando, de educar cuidando e gerenciando, construindo conhecimentos e articulando nos três níveis de atenção à saúde. Metodologia: o presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, com o objetivo de identificar a produção científica sobre a gestão do cuidado no âmbito hospitalar a partir da óptica dos enfermeiros. Resulta e discursões: A pesquisa foi realizada por via eletrônica através de consulta de 20 artigos científicos dos quais após a leitura dos títulos e conteúdos foram utilizados 8 artigos, veiculados nacionalmente na base de dados do SciELO, no período de 2004 a 2016, no idioma português. A leitura detalhada dos 8 artigos selecionados permitiu agrupar os resultados por similaridade de conteúdo, tendo constituído duas categorias de análise referentes à gestão do cuidado no ambiente hospitalar: a práxis do enfermeiro, com 4 artigos (50,00%) e desafios e perspectivas da equipe de enfermagem no âmbito hospitalar, com 4 artigos (50,00%). Conclusão: A gerência do cuidado realizada pelo enfermeiro relaciona-se diretamente com a busca pela qualidade assistencial e de melhores condições de trabalho através práticas gerenciais além de ter a percepção da importância da unidade entre o cuidado direto e indireto, onde ambos caminham juntos para uma melhor qualidade da assistência de enfermagem, portanto, o enfermeiro na atualidade é chamado a ter um olhar holístico.Downloads
Riferimenti bibliografici
REFERÊNCIAS
CHRISTOVAM, B. P.; PORTO, I. S.; DE OLIVEIRA, D. C. Gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares: a construção de um conceito. Ver. Esc Enferm. USP 2012; 46 (3): 734-41.
KURCGANT, P. Gerenciamento em Enfermagem. 2ª edição. Rio de Janeiro. 2010.
LIMA, R. S.; LOURENÇO, E. B.; ROSADO, S. R., et al. Gerenciar unidade de internação hospitalar: o que pensam os enfermeiros? Enferm. Cent. O. Min. 2016 mai/ago; 6 (2): 2190-2198.
MEDEIROS, J. M. A vivência do ambiente hospitalar pela Equipe de enfermagem. Goiás. 2011.
NASCIMENTO, S. M. As funções gerenciais do enfermeiro no cotidiano da assistência hospitalar. Rio de Janeiro, 2013.
PASCHOA, S., ZANEI, S.S.V., WHITAKER, I.Y. (2007). Qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem de unidades de terapia intensiva. Acta Paulista de Enfermagem. 20 (3): 305-310.
SANTOS, J. L. G.; PESTANA, A. L.; GUERRERO, P., et al. Práticas de enfermagem na gerência do cuidado em enfermagem e saúde: revisão integrativa. Rev Bras Enferm. Brasília 2013 mar - abr, 66 (2): 257-63.
SPAGNOL, C. A.- (Re) pensando a gerência em enfermagem a partir de conceitos utilizados no campo da Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 10(1):119-127, 2005.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.