Reações comportamentais de Sotalia guianensis, (Boto-cinza), durante encontro com embarcações no estuário do rio Sergipe e foz do rio Poxim, Aracaju, Sergipe.

Autores

  • Glaucilene Silva Carvalho Universidade Tiradentes
  • Erica Santos Nunes Universidade Tiradentes
  • Maria Nei da Silva

Palavras-chave:

Embarcações, Boto-cinza, Sotalia guianensis, reações comportamentais, rio Sergipe

Resumo

Os impactos das atividades dos barcos sobre os mamíferos aquáticos são uma preocupação especial em áreas costeiras, devido ao grande número de embarcações circulantes, sua utilização generalizada, nível de ruído elevado e velocidade (RICHARDSON et al., 1995). As embarcações podem representar ameaças diretas e indiretas, ocasionar mudanças de padrões de movimentos, alterar o comportamento, ou podem mesmo colidir com os golfinhos (GUBBINS, 2002). Reações comportamentais do boto-cinza ou golfinho Sotalia guianensis a embarcações em movimento foram observadas no estuário do Rio Sergipe e foz do Rio Poxim, em Sergipe (Brasil). Os dados foram coletados a partir de um ponto fixo, em um período de seis meses, e o método utilizado foi o grupo focal. As reações comportamentais foram observadas em relação ao tipo de embarcação, tipo de aproximação e estação, chuvosa ou seca. Após avaliação o estudo mostra que, a maioria das interações foi com canoas e resultaram em reações neutras. O tipo de aproximação mais observada foi a paralela, com reações neutras, seguida da aproximação direta com reações negativas. Na estação chuvosa houve menos encontros que na seca; a primeira apresentou maior número de reações neutras e a segunda, reações negativas mais frequentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Carvalho, G. S., Nunes, E. S., & Silva, M. N. da. (2014). Reações comportamentais de Sotalia guianensis, (Boto-cinza), durante encontro com embarcações no estuário do rio Sergipe e foz do rio Poxim, Aracaju, Sergipe. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 2(1), 111–129. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/849

Edição

Seção

Artigos