DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO HUMANIZADO

Autores

  • Evany Rosário do Nascimento Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Parto humanizado, assistência de enfermagem, humanização do parto.

Resumo

A humanização do parto deve ser entendida como eventos fisiológicos em harmonia, segurança e conforto para a gestante, sendo um processo no qual ela atue como personagem principal e seja respeitada perante suas vontades, as quais contribuam no benefício do nascimento. O presente estudo objetivo compreender como as ações de enfermagem ajudam a diminuir a utilização de técnicas intervencionistas durante o trabalho de parto, sendo utilizado uma revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico, LILACS, SCIELO, através dos descritores: Assistência de enfermagem, parto humanizado, parto normal, humanização do parto. Os artigos foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: artigos no idioma português ou inglês, publicado no período de 2003 a 2016; disponíveis na internet, permitido acesso ao texto completo e que estavam de acordo com o tema do trabalho. Os resultados evidenciaram os fatores que interferem assistência humanizada ao parto e indicaram a necessidade de o profissional de enfermagem possuir conhecimento técnico-cientifico do processo de nascimento afim de reconhecer as necessidades da gestante, desassociando a gravidez como patologia e desta forma resgatando o conceito que o parto deve ser da maneira mais natural possível sem acarretar riscos a mãe e o bebê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evany Rosário do Nascimento, Universidade Tiradentes

Enfermeira graduada pela Universidade Tiradentes

Referências

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, O.S.C. et al. Humanização do parto: A atuação dos enfermeiros. Revista Enfermagem Contemporânea, [s.l.], v. 4, n. 1, p.1-13, 28 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Humanização do parto e do nascimento / Ministério da Saúde. Universidade Estadual do Ceará. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 465 p: il. – (Cadernos Humaniza SUS; v. 4)

CASTRO, J.C. de; CLAPIS, Maria José. Parto humanizado na percepção das enfermeiras obstétricas envolvidas com a assistência ao parto. Rev. Latino-am Enfermagem, v.6, n.13, p.960 – 7, nov - dez 2005.

DIAS, M.A.B.; DOMINGUES, R.M.S.M. Desafios na implantação de uma política de humanização da assistência hospitalar ao parto. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 699-705, Sept. 2005 .

FIALHO, T.C. O papel do enfermeiro no parto humanizado. Monografia para requisito de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública. Universidade EVATA, Viçosa-MG, 2008. 38 folhas.

MARQUE, F.C.; DIAS, I.M.V.; AZEVEDO, L. A percepção da equipe de enfermagem sobre humanização do parto e nascimento. Esc Anna Nery R Enferm, v.3, n. 10, p. 439 – 47, dez 2006.

MATEI, E.M. et al. Parto Humanizado: Um direito a ser respeitado. Centro Universitário S. Camilo, São Paulo, v.9, n.2, p.16 – 26, abr – jun 2003.

REIS, C.S.C. et al. Análise de partos acompanhados por enfermeiras obstétricas na perspectiva da humanização do parto e nascimento. Rev. Fund. Care Online. 2016 out/dez; 8(4):4972-4979.

RODRIGUES, A. de J. Metodologia Científica. Aracaju, 4 ed., Grupo Tiradentes, 2011.

SANTOS, I.S.; OKAZAKI, E. de L.F.J. Assistência de Enfermagem ao parto humanizado. Rev. Enferm. UNISA.v.1, n.13, p.64 – 8, 2012.

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

do Nascimento, E. R. (2020). DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO HUMANIZADO. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 6(1), 141. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/8008

Edição

Seção

Artigos