DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO HUMANIZADO

Autores

  • Evany Rosário do Nascimento Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Parto humanizado, assistência de enfermagem, humanização do parto.

Publicado

2020-04-08

Downloads

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A humanização do parto deve ser entendida como eventos fisiológicos em harmonia, segurança e conforto para a gestante, sendo um processo no qual ela atue como personagem principal e seja respeitada perante suas vontades, as quais contribuam no benefício do nascimento. O presente estudo objetivo compreender como as ações de enfermagem ajudam a diminuir a utilização de técnicas intervencionistas durante o trabalho de parto, sendo utilizado uma revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico, LILACS, SCIELO, através dos descritores: Assistência de enfermagem, parto humanizado, parto normal, humanização do parto. Os artigos foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: artigos no idioma português ou inglês, publicado no período de 2003 a 2016; disponíveis na internet, permitido acesso ao texto completo e que estavam de acordo com o tema do trabalho. Os resultados evidenciaram os fatores que interferem assistência humanizada ao parto e indicaram a necessidade de o profissional de enfermagem possuir conhecimento técnico-cientifico do processo de nascimento afim de reconhecer as necessidades da gestante, desassociando a gravidez como patologia e desta forma resgatando o conceito que o parto deve ser da maneira mais natural possível sem acarretar riscos a mãe e o bebê.

Biografia do Autor

Evany Rosário do Nascimento, Universidade Tiradentes

Enfermeira graduada pela Universidade Tiradentes

Como Citar

do Nascimento, E. R. (2020). DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO HUMANIZADO. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 6(1), 141. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/8008

Referências

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, O.S.C. et al. Humanização do parto: A atuação dos enfermeiros. Revista Enfermagem Contemporânea, [s.l.], v. 4, n. 1, p.1-13, 28 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Humanização do parto e do nascimento / Ministério da Saúde. Universidade Estadual do Ceará. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 465 p: il. – (Cadernos Humaniza SUS; v. 4)

CASTRO, J.C. de; CLAPIS, Maria José. Parto humanizado na percepção das enfermeiras obstétricas envolvidas com a assistência ao parto. Rev. Latino-am Enfermagem, v.6, n.13, p.960 – 7, nov - dez 2005.

DIAS, M.A.B.; DOMINGUES, R.M.S.M. Desafios na implantação de uma política de humanização da assistência hospitalar ao parto. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 699-705, Sept. 2005 .

FIALHO, T.C. O papel do enfermeiro no parto humanizado. Monografia para requisito de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública. Universidade EVATA, Viçosa-MG, 2008. 38 folhas.

MARQUE, F.C.; DIAS, I.M.V.; AZEVEDO, L. A percepção da equipe de enfermagem sobre humanização do parto e nascimento. Esc Anna Nery R Enferm, v.3, n. 10, p. 439 – 47, dez 2006.

MATEI, E.M. et al. Parto Humanizado: Um direito a ser respeitado. Centro Universitário S. Camilo, São Paulo, v.9, n.2, p.16 – 26, abr – jun 2003.

REIS, C.S.C. et al. Análise de partos acompanhados por enfermeiras obstétricas na perspectiva da humanização do parto e nascimento. Rev. Fund. Care Online. 2016 out/dez; 8(4):4972-4979.

RODRIGUES, A. de J. Metodologia Científica. Aracaju, 4 ed., Grupo Tiradentes, 2011.

SANTOS, I.S.; OKAZAKI, E. de L.F.J. Assistência de Enfermagem ao parto humanizado. Rev. Enferm. UNISA.v.1, n.13, p.64 – 8, 2012.