INDÍCIOS DE SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE DO DOCENTE

Autores

  • Mara Dantas Pereira UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Gardênia Gomes Iaghi da Silva UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Andressa Pereira Meneses UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Cleberson Franclin Tavares Costa UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Professores Universitários, Saúde do Docente

Resumo

O presente artigo analisa os principais fatores de indícios de Síndrome de Burnout (SB) em professores da rede de ensino superior e seu efeito sobre a saúde deste docente. O objetivo deste estudo foi investigar as principais manifestações da SB e de qual forma sua decorrência afeta a saúde mental do professor universitário. A partir de uma pesquisa qualitativa com fundamento em revisão sistemática da literatura. A conclusão deste estudo é no sentido de que traga novos subsídios para a comunidade acadêmica cientifica, sobre como o ambiente do ensino superior é propicio para o surgimento da SB em professores, e como está pode afetar na sua saúde mental e interferindo assim no seu trabalho e na sua qualidade de vida. Portanto, que por meio da realização de uma busca de dados, pôde-se constatar que existem forte relação entre a tendência de o discente como instituições universitárias sobrecarregar o docente com cobranças sob as tarefas acadêmicas, onde está sobrecarga pode desencadear prejuízos a saúde mental e física ao professor. Por fim, se faz necessário novas investigações de estudos voltados a estratégias de enfrentamento e prevenção da SB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, UNIVERSIDADE TIRADENTES

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA, ÁREA: SAÚDE

Gardênia Gomes Iaghi da Silva, UNIVERSIDADE TIRADENTES

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA, ÁREA: SAÚDE

Andressa Pereira Meneses, UNIVERSIDADE TIRADENTES

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA, ÁREA: SAÚDE

Cleberson Franclin Tavares Costa, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestre e Doutorando em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes – UNIT; Professor na Universidade Tiradentes (Orientador); Psicólogo.

Referências

BRICEÑO, J. C. El Síndrome Del Burnout Y Su Impacto En El Ejercicio De La Docencia Universitaria En Venezuela. Comunidad y Salud, v. 15, n. 2, p. 1–2, 2017.

CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G. Riscos psicossociais associados à síndrome de burnout em professores universitários. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 35, n. 3, p. 447–457, 2017.

FERNANDES, G. C. P. S.; VANDENBERGUE, L. O Estresse, O Professor e o Trabalho Docente. Revista Labor, v. 1, n. 19, p. 75–86, 7 nov. 2018.

FREIRE, M. A. et al. Síndrome de Burnout: un estudio con profesores. Salud de los Trabajadores, v. 23, n. 1, p. 19–27, 2015.

MARENCO-ESCUDEROS, A. D.; ÁVILA-TOSCANO, J. H. Dimensions of Social Support Associated with Burnout in School Teachers. Pensamiento Psicológico, v. 14, n. 2, p. 7–18, dez. 2016.

MIGUEZ, V. DE A.; BRAGA, J. R. M. Estresse, síndrome de Burnout e suas implicações na saúde docente. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 704–716, 22 maio 2018.

OSORIO, L. M.; OVIEDO, L. M. F.; SALAZAR, J. A. A. Indicadores de Síndrome de Burnout en docentes de educación superior con contrato tiempo completo. Cuaderno de Investigaciones: Semilleros Andina, v. 0, n. 11, 25 out. 2018.

PRADO, R. L. DO et al. Avaliação da síndrome de Burnout em professores universitários. Revista da ABENO, v. 17, n. 3, p. 21–29, 15 set. 2017.

REIS, A. C. B. P. et al. Avaliação dos principais sintomas na detecção precoce da Síndrome de Burnout em Professores. CIPEEX, p. 1127–1137, 28 dez. 2018.

RODRÍGUEZ, M. C.; HINOJOSA, L. M. M.; RAMÍREZ, M. T. G. Evaluación Del Desempeño Docente, Estrés Y Burnout En Profesores Universitarios. Revista Electrónica “Actualidades Investigativas en Educación”, v. 14, n. 1, p. 1–22, 2014.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Pereira, M. D., Iaghi da Silva, G. G., Meneses, A. P., & Tavares Costa, C. F. (2019). INDÍCIOS DE SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE DO DOCENTE. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(3), 165. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/6837

Edição

Seção

Artigos