FATORES PREDITORES PARA INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO (IAM) EM ADULTOS JOVENS

Autores

  • Daniele Martins de Lima Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Sergipe – UFS; Professora da disciplina enfermagem em saúde do adulto II na Universidade Tiradentes – UNIT.
  • Denison Pereira da Silva Mestrado em Saúde e Ambiente, Enfermeiro graduado e Professor Adjunto, Universidade – UNIT.
  • Ivana Oliveira Mendonça Especialista em urgência e emergência; Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de Sergipe- UFS; Professora da disciplina enfermagem na Saúde do adulto II, Universidade Tiradentes – UNIT.
  • Neylane Santos Moura Graduanda em Enfermagem, Universidade Tiradentes – UNIT/SE.
  • Roosevelt Tadeu de Jesus Mattos Graduando em Enfermagem, Universidade Tiradentes – UNIT/SE.

Palavras-chave:

Infarto Agudo do Miocardio. Adulto Jovem. Fatores de Risco

Resumo

As doenças cardiovasculares (DCV) e seus fatores de risco são os mais representativos e responsáveis pelas maiores taxas de morbidade e mortalidade na população brasileira e em todo o mundo. Tais doenças variam desde pequenas obstruções até grandes lesões miocárdicas. Dentre estas, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) pode ser descrito de forma simples como necrose do tecido cardíaco relacionado com o desabastecimento de oxigênio e nutrientes, devido a obstruções dos vasos que o irrigam. Nesse sentido, os objetivos do presente estudo são: identificar a associação de fatores clínico-comportamentais para IAM em adultos jovens; apontar os principais fatores clínico-comportamentais de risco; caracterizar os principais fatores de risco; identificar os que são passíveis de resolução. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, que teve por finalidade reunir dados científicos referente ao tema analisado. Os artigos coletados foram encontrados em bases virtuais como: BVS, SCIELO, PUBMED e BDENF. Foram selecionados artigos em português e inglês, com publicação no período de 2013 à 2018. Durante busca bibliográfica, encontrou-se um total de 138 artigos com a temática abordada nos anos de 2013 a 2018, mas apenas 15 artigos se adequaram a pesquisa segundo os criterios de inclusão. Os trabalhos foram categorizados conforme os fatores de risco que apresentavam em seus estudos, formando assim ambiente de diálogo entre os trabalhos, que foram tabulados em forma de gráfico. Com o estudo, foi possível elencar um grupo de fatores de risco com fortes indícios de estarem associados ao surgimento do IAM, entretanto, deve-se manter constante vigilância para verificar o aparecimento de novos fatores, bem como, para devida reavaliação dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Lima, D. M. de, Silva, D. P. da, Mendonça, I. O., Moura, N. S., & Mattos, R. T. de J. (2018). FATORES PREDITORES PARA INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO (IAM) EM ADULTOS JOVENS. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(1), 203. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/6136

Edição

Seção

Artigos