A iniciação científica como instrumento de análise e aprendizagem da gestão farmacêutica: uma análise de caso

Autores

  • Neandro Ribeiro Correia Universidade Tiradentes
  • Higor Novais de Souza Universidade Tiradentes
  • Sérgio Silva de Oliveira Univerisdade Tiradentes
  • Marcos Cardoso Rios Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Gestão farmacêutica, Iniciação científica, Ensino farmacêutico

Resumo

Este estudo de caso teve como objetivo avaliar a gestão da qualidade do atendimento de uma farmácia e a práxis acadêmica. Para tanto, foram aplicados questionários aos clientes/pacientes da farmácia analisada, constando de perguntas objetivas/subjetivas, visando avaliar percepções do cliente/paciente sobre: praça (ponto-de-venda), produtos, atendimento, sobre o farmacêutico, motivos e hábitos da procura pela farmácia e satisfação pelos serviços oferecidos. Foram aplicados cento e três questionários no período de agosto à dezembro de 2012 e teve um resultado satisfatório em relação a percepção dos clientes sobre o ponto de venda e sobre os serviços farmacêuticos. Foi discutido o layout da farmácia, os questionamentos que os clientes faziam com relação ao espaço físico interno da farmácia, a troca de mercadorias, os produtos expostos e os preços dos mesmos.  Os resultados da análise dos serviços de aferição de Pressão Arterial Sistêmica, aplicação de medicamentos injetáveis e serviços cognitivos na dispensação mostraram índices de satisfação, em geral, “muito bom”. A práxis é muito importante para a formação do profissional farmacêutico, por isso conclui-se que sugere-se uma maior “vivencia” do ambiente farmacêutico.

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Biografia do Autor

Neandro Ribeiro Correia, Universidade Tiradentes

Curso de Farmácia

Higor Novais de Souza, Universidade Tiradentes

Curso de Farmácia

Sérgio Silva de Oliveira, Univerisdade Tiradentes

Curso de Farmácia

Marcos Cardoso Rios, Universidade Tiradentes

Curso de Farmácia

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Publicado

2013-02-26

Como Citar

Correia, N. R., Souza, H. N. de, Oliveira, S. S. de, & Rios, M. C. (2013). A iniciação científica como instrumento de análise e aprendizagem da gestão farmacêutica: uma análise de caso. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 1(2), 67–79. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/548

Edição

Seção

Artigos