AUDITORIA EM ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA DE QUALIDADE PARA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Suzana Vieira Martins Fontes Universidade Tiradentes
  • Yasmin de Jesus Santos
  • Ingrid Almeida de Melo
  • Renata Karyne Teixeira Fonseca
  • Shirley Dósea dos Santos Naziazeno
  • Hendyara Oliveira Carvalho Almeida
  • Rebecca Maria de Oliveira Góis

Palavras-chave:

Auditoria de enfermagem, qualidade da assistência à saúde, enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar, a partir da produção científica, a importância da auditoria em enfermagem para a qualidade da assistência em saúde. Método: revisão integrativa, tendo como questão norteadora: Qual a importância da auditoria de enfermagem para a qualidade da assistência em saúde? Adotou-se como critérios de inclusão: artigos disponíveis online na íntegra, no período de 2007 a 2017, em português e inglês, contemplando a temática do estudo, nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão obteve-se como amostra final oito artigos. Resultados: a análise dos artigos demonstrou que a auditoria traz benefícios para a melhoria da qualidade da assistência como também percebeu-se que as anotações de enfermagem são itens de análise no processo de auditoria de enfermagem e que o enfermeiro é o profissional da equipe de enfermagem que tem competência e habilitação para desempenhar esta atividade com êxito. Conclusão: evidenciou-se que a auditoria é um sistema de avaliação da qualidade dos cuidados da assistência prestada, e que através deste recurso, a assistência torna-se mais segura garantindo condições melhores para recuperação da saúde do cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Vieira Martins Fontes, Universidade Tiradentes

Graduanda em Enfermagem, 10º período, Universidade Tiradentes – UNIT

Yasmin de Jesus Santos

Graduanda em Enfermagem, 10º período, Universidade Tiradentes – UNIT

Ingrid Almeida de Melo

Mestre em Enfermagem pela UFS; Professora Orientadora; Enfermeira; Professora do curso de Enfermagem na Universidade Tiradentes – UNIT.

Renata Karyne Teixeira Fonseca

Mestre pela Universidade Federal de Sergipe; Especialista em MBA em Auditoria e Gestão em Saúde; Enfermeira.

Shirley Dósea dos Santos Naziazeno

Professora do curso de Enfermagem na Universidade Tiradentes – UNIT; Enfermeira.

Hendyara Oliveira Carvalho Almeida

Professora do curso de Enfermagem na Universidade Tiradentes – UNIT; Enfermeira.

Rebecca Maria de Oliveira Góis

Professora do curso de Enfermagem na Universidade Tiradentes – UNIT; Enfermeira.

Referências

BLANK, Cinthya Yara; SANCHES, Elizabeth Navas; LEOPARDI, Maria Tereza. A prática do enfermeiro auditor hospitalar na região do Vale do Itajaí. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 15, n. 1, p. 233 – 242, 2013

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução n. 272, de 27 de agosto de 2002. Dispões sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE– nas Instituições de Saúde Brasileiras. Disponível em:< http://www.cofen.gov.br> Acesso em: 10 de novembro de 2017.

DIAS, Teresa Cristina Lyporage et al. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista brasileira de enfermagem, v. 64, n. 5, 2011.

GROSSI, Luciane Mandia; MARIN, Heimar de Fatima; PISA, Ivan Torres. Tecnologia da Informação e comunicação na auditoria em Enfermagem. J. Health Inform, v. 7, n. 1, 2015.

GUEDES, Gisele Giuliane; TREVISAN, Danilo Donizetti; STANCATO, Kátia. Auditoria de prescrições de enfermagem de um hospital de ensino paulista: avaliação da qualidade da assistência. Rev. Adm. Saúde, v. 15, n. 59, p. 71 - 78, 2013.

INSTEFJORD, Marit Helen et al. Assessment of quality in psychiatric nursing

documentation – a clinical audit. BMC Nursing, v. 13, p. 32 – 38, 2014.

PASSOS, Maria Leonice de Lima et al. Auditoria de enfermagem: conhecimento de profissionais em hospital público de referência. Northeast Network Nursing Journal, v. 13, n. 5, 2012.

PINTO, Karina Araújo; MELO, Cristina Maria Meira de. Nurses' practice in health audit. Rev Esc Enferm USP, 2010; v. 44, n. 3, p. 665 - 671.

POORTAGHI, Sarieh et al. Findings From a Nursing Care Audit Based on the Nursing Process: A Descriptive Study. Nurs Midwifery Stud, 2015 September; v.4, n. 1, p. 30 - 36.

SETZ, Vanessa Grespan; D’INNOCENZO, Maria. Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem no prontuário por meio da auditoria. Acta Paul Enferm.; v. 22, p. 313 - 317, 2009.

SILVA, Jaira dos Santos. Auditoria em saúde: um novo paradigma na qualidade da assistência de enfermagem. Rev Enferm UFPI, v.4, n.2, p.130 – 134, 2015

SIQUEIRA, Patrícia Lopes de Freitas. Auditoria em saúde e atribuições do enfermeiro auditor. Caderno Saúde e Desenvolvimento, v.3, n.2, 2014.

SOUZA, Marcela Tavares ; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1 Pt 1, p. 102 - 106, 2010.

VALENÇA, Cecília Nogueira et al. A produção científica sobre auditoria de enfermagem e qualidade dos registros. Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online), p. 69 – 76, 2013.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Martins Fontes, S. V., Santos, Y. de J., de Melo, I. A., Teixeira Fonseca, R. K., dos Santos Naziazeno, S. D., Carvalho Almeida, H. O., & de Oliveira Góis, R. M. (2018). AUDITORIA EM ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA DE QUALIDADE PARA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - SERGIPE, 5(1), 13. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/5169

Edição

Seção

Artigos